Curitiba é escolhida para celebrar o Dia do Design Italiano no Brasil

Apenas Curitiba e Rio de Janeiro foram confirmadas como cidades sedes do evento no país

Centro de Milão, uma das principais referências da Itália para o design das cidades. Foto: Pixabay/Reprodução

por Luan Galani

03/03/2017

compartilhe

Curitiba foi oficialmente convidada pelo governo italiano a ser uma das cidades sedes do Dia do Design Italiano (Italian Design Day, no nome original), que acontece simultaneamente em 100 cidades do mundo no próximo dia 7 de março.

De acordo com o Consulado da Itália em Curitiba, até quarta-feira (22) apenas o Rio de Janeiro também estava confirmado para sediar o evento.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por e-mail. Interessados devem enviar nome completo e indicar em qual instituição estudam ou trabalham para o endereço segreteria.curitiba@esteri.it.

italian-design-day-dia-do-design-italiano-curitiba

Imagem: Italian Design Day/Reprodução

O cônsul italiano Enrico Mora diz que a cidade paranaense foi escolhida por sua forte atuação no design. “A capital paranaense participou das festividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, é a Cidade Amiga do Design pela Unesco, foi sede da Bienal Brasileira de Design em 2010 e recentemente foi finalista na candidatura a Capital Mundial do Design. Acreditamos que o tema design faz parte da cultura da cidade e debates sobre o assunto são bem-vindos à capital”, comenta.

Em Curitiba, o evento acontecerá em dois lugares. Pela manhã, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e no final do dia, a partir das 18h, no auditório do Solar do Rosário.

Aqui o evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano (MAECI), Ministério do Desenvolvimento Econômico (MISE), Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e Ambientais (MiBACT) e a RAI (emissora de radio e TV italiana), com realização do Consulado da Itália em Curitiba, do Centro Brasil Design, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Prodesign>PR.

Veja a programação do Dia do Design Italiano

09h00 / 09h30 – Abertura oficial com a presença do Prefeito de Curitiba, do Cônsul Geral da Itália em Curitiba e do Presidente da Fiep.

09h30/10h00 – Palestra do prefeito Rafael Greca “O desenho da cidade e o desenho na cidade. O caso de Curitiba”.

10h10 / 10h30 – “Design, Empresa & Cidade”, designer Anna Gili.

10h30 / 11h30 – Mesa redonda sobre o tema “O design, a cidade e a empresa”, com a designer Anna Gili, Reginaldo Reinert,  um representante da Fiep, o  designer Tulio Filho e o moderador Marcelo Castilho, Co-fundador do CollabSoul.

12h00 – Brunch

18h00 – No Solar do Rosário – Apresentação do vídeo oficial do IDD

18h15 / 9h15 – Mesa redonda sobre o tema “Promoção do Design e a importância de sua inserção nas Políticas Públicas”, com o diretor de criação da Greco Design, Gustavo Greco, designer Henrique Catenacci, da Labis Design, e os designers Rodrigo Brener e Maurício Noronha, da Furf Design. Moderação da designer Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil design.

19h15 / 20h00 – Palestra sobre o tema “Cidade & Design. Estilo de vida entre a modernidade e a tradição”, designer Anna Gili, com abertura para perguntas, ao final da palestra.

LEIA TAMBÉM

Travessa da Lapa ganha prédio revitalizado com apartamentos de 28m²

Piscina natural em casa alia sustentabilidade com visual surpreendente

Tijolos de bolhas de plástico? Prédio com cascata de chuva? Isso é arquitetura do futuro

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você