Design

Curitiba é escolhida para celebrar o Dia do Design Italiano no Brasil

Luan Galani
03/03/2017 16:59
Thumbnail

Centro de Milão, uma das principais referências da Itália para o design das cidades. Foto: Pixabay/Reprodução

Curitiba foi oficialmente convidada pelo governo italiano a ser uma das cidades sedes do Dia do Design Italiano (Italian Design Day, no nome original), que acontece simultaneamente em 100 cidades do mundo no próximo dia 7 de março.
De acordo com o Consulado da Itália em Curitiba, até quarta-feira (22) apenas o Rio de Janeiro também estava confirmado para sediar o evento.
A inscrição é gratuita e pode ser feita por e-mail. Interessados devem enviar nome completo e indicar em qual instituição estudam ou trabalham para o endereço segreteria.curitiba@esteri.it.
O cônsul italiano Enrico Mora diz que a cidade paranaense foi escolhida por sua forte atuação no design. “A capital paranaense participou das festividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, é a Cidade Amiga do Design pela Unesco, foi sede da Bienal Brasileira de Design em 2010 e recentemente foi finalista na candidatura a Capital Mundial do Design. Acreditamos que o tema design faz parte da cultura da cidade e debates sobre o assunto são bem-vindos à capital”, comenta.
Em Curitiba, o evento acontecerá em dois lugares. Pela manhã, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e no final do dia, a partir das 18h, no auditório do Solar do Rosário.
Aqui o evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano (MAECI), Ministério do Desenvolvimento Econômico (MISE), Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e Ambientais (MiBACT) e a RAI (emissora de radio e TV italiana), com realização do Consulado da Itália em Curitiba, do Centro Brasil Design, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Prodesign>PR.

Veja a programação do Dia do Design Italiano

09h00 / 09h30 – Abertura oficial com a presença do Prefeito de Curitiba, do Cônsul Geral da Itália em Curitiba e do Presidente da Fiep.
09h30/10h00 – Palestra do prefeito Rafael Greca “O desenho da cidade e o desenho na cidade. O caso de Curitiba”.
10h10 / 10h30 – “Design, Empresa & Cidade”, designer Anna Gili.
10h30 / 11h30 – Mesa redonda sobre o tema “O design, a cidade e a empresa”, com a designer Anna Gili, Reginaldo Reinert,  um representante da Fiep, o  designer Tulio Filho e o moderador Marcelo Castilho, Co-fundador do CollabSoul.
12h00 – Brunch
18h00 – No Solar do Rosário – Apresentação do vídeo oficial do IDD
18h15 / 9h15 – Mesa redonda sobre o tema “Promoção do Design e a importância de sua inserção nas Políticas Públicas”, com o diretor de criação da Greco Design, Gustavo Greco, designer Henrique Catenacci, da Labis Design, e os designers Rodrigo Brener e Maurício Noronha, da Furf Design. Moderação da designer Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil design.
19h15 / 20h00 – Palestra sobre o tema “Cidade & Design. Estilo de vida entre a modernidade e a tradição”, designer Anna Gili, com abertura para perguntas, ao final da palestra.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!