Competitividade

Design

Curitiba ganha plano de inovação para o design industrial

Sharon Abdalla
06/04/2021 17:26
Thumbnail
Cidade Criativa da Unesco, Curitiba ganhou no último dia 29 de março (data em que celebrou seus 328 anos) um Plano de Inovação para o Design Industrial na capital. O documento foi elaborado por uma equipe interdisciplinar que reúne 15 instituições, entre universidades, associações que representam a sociedade civil e o setor público, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas curitibanas frente ao cenário regional, nacional e internacional.
"Esse plano teve início por conta do selo da Unesco de Cidade Criativa, que Curitiba ganhou em 2014. Em 2018, a prefeitura deu início à formação do comitê com o objetivo de trabalhar a governança do selo para [promover] Curitiba como cidade do design, e nós, juntamente com ela e com outros atores, começamos a trabalhar ações para valorizá-lo e [promover] o design local", lembra Adriana Kalinowski, consultora do Sebrae/PR e uma das idealizadoras do plano.
A partir daí, foram coletados dados com 589 participantes (pequenas, médias e grandes empresas, poder público, universidades e entidades do setor produtivo), entre fevereiro e dezembro de 2020, a partir dos quais foram delineados os temas estratégicos para que as empresas comecem a aplicar no design industrial o selo, apresentados em três verticais: criação de redes tecnológicas entre empresas e prestadores de serviços inovadores; capacitação na temática da economia circular, transferência de conhecimento e busca por recursos no mercado; e valorização do selo Curitiba Cidade do Design.
"Neste documento, trabalhamos o design como fator decisivo para o apoio e redirecionamento dos fluxos de investimento, geração de valor, valorização dos produtos locais e sustentabilidade através da combinação do conceito de economia circular e de novos modelos de negócio que surgem a partir dele", acrescenta Adriana.

2020-2030

Previsto para a década 2020-2030, o Plano de Inovação para o Design Industrial de Curitiba foi pensado para impactar diferentes áreas -- saúde, produção de alimentos funcionais, biotecnologia, gestão de materiais sustentáveis, moda e economia circular, novos materiais para construção civil, novas tecnologias e ambientes digitais nas indústrias, novos processos industriais e soluções intangíveis --, tendo como base três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas): energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; consumo e produção responsáveis.
Entre as principais metas de sua aplicação, por sua vez, estão o estímulo à transferência de conhecimento e o fomento a novos produtos e serviços. Transferência de tecnologia, capacitação dos atores e formação de novos designers também estão no raio de aplicação do plano.
"A ideia agora é compartilhar com a sociedade o resultado deste estudo para que qualquer indústria de Curitiba se aproprie deste documento e o tenha como fonte para estabelecer prioridades dentro do seu negócio e traçar o plano estratégico da empresa", aponta a consultora do Sebrae/PR. O Plano de Inovação para o Design Industrial de Curitiba está disponível no site do Sebrae-PR. O calendário referente às próximas ações e eventos também será disponibilizado no portal assim que estiver definido. "Não queremos deixar o plano na gaveta. Queremos que qualquer empresa possa usá-lo para embasar sua estratégia futura", reforça Adriana.
Confira a lista das instituições que participaram da elaboração do documento: Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento (ACD), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Vale do Pinhão, Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae/PR), Centro Brasil Design (CBD), Conselho Municipal de Curitiba, Associação dos Profissionais de Design do Paraná (Prodesign>PR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), Universidade Positivo (UP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!