i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Curitiba recebe a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico; confira programação

  • PorKarina Pizzini*
  • 27/11/2019 19:47
A peça imersiva Weightless Architecture foi criada pelo Studio Pharus para a Venice Design e estará em Curitiba durante a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Foto: Divulgação
A peça imersiva Weightless Architecture foi criada pelo Studio Pharus para a Venice Design e estará em Curitiba durante a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Foto: Divulgação| Foto:

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe neste fim de semana a 13ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico. O evento organizado pela Associação dos Designers Gráfico Brasil (ADG) começa neste sábado (30) a partir das 10 horas, no auditório do MON, com a abertura da exposição de 59 dos 583 projetos finalistas de diferentes estilos, de branding a produções digitais, passando por produções clássicas do design. HAUS é o veículo oficial do evento.

A 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico apresentará 59 peças de design gráfico produzidas no Brasil e selecionadas pela curadoria. O evento acontece em Curitiba pela primeira vez. Na foto, "Oito viagens ao Brasil". Foto: Divulgação.
A 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico apresentará 59 peças de design gráfico produzidas no Brasil e selecionadas pela curadoria. O evento acontece em Curitiba pela primeira vez. Na foto, "Oito viagens ao Brasil". Foto: Divulgação.

Segundo o conselheiro da ADG Brasil e coordenador geral da Bienal, Túlio Filho, o evento deve receber cerca de 6 mil pessoas durante o final de semana e até 20 mil visitantes na exposição, que fica no MON até o dia 15 de dezembro com atividades educativas.

No período, também será possível ver a exposição da ADG Brasil 30 anos, com 30 cartazes de grandes nomes do design brasileiro, e ainda, com a exposição “7 Mestres do Cartaz Japonês”, cedida pela Bienal de Cartazes do México, como presente da Japan Foundation à ADG. A mostra conta com 48 peças de sete designers nipônicos impressos em fine art. Todas as exposições têm entrada gratuita.

Marca da Escola Infantil Montessori
Marca da Escola Infantil Montessori

Ainda no sábado (30), no período da tarde, acontece na Arena Digital, espaço montado para o evento, palestras com designers destacados pelo júri da Bienal, além de designers renomados no Brasil. Entre os palestrantes estão Maikon Nery e Pablo Blanco, responsáveis pelo design desta edição da Bienal.

No domingo (01), a programação continua com palestras no mini auditório do MON a partir das 11 horas. Durante a tarde, em continuidade a exibição dos destaques do mercado de design gráfico, acontece a abertura da Semana D., realizado pelo Centro Brasil Design (CBD) e pela Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign-PR). A Semana D mantém atividades até o dia 7 de dezembro e conta com apresentação de cases do mercado de design; palestra com designers destacados na Bienal e workshops.

A arte de abertura da novela Rock Story da Rede Globo também está na mostra. O trabalho é da Visorama. Foto: Divulgação.
A arte de abertura da novela Rock Story da Rede Globo também está na mostra. O trabalho é da Visorama. Foto: Divulgação.

Programação

30/11:

Auditório MON

10 às 12h30: Abertura e Premiação dos Destaques

Arena Digital – Salão de Eventos do MON

16h: Palestra Design – Multidão com Maykon Nery e Pablo Bianco (Londrina – PR)

17h: Palestra Tipografia Itau – Da ideia ao cliente, com Clayton Caetano

17h30: Palestra Designer Gráfica – Narrativas Femininas, com Motora (Luíze Araújo)

1/12

Salão de Eventos do MON

10h: Visita Mediada com o Curador Gustavo Greco

Auditório MON

11h: Palestra Design de Games no Colletivo, com Estúdio Colletivo

11h30: Palestra Embalagem Yvy – A importância do design na construção de uma narrativa com Estúdio Bogotá

14h: Apresentação de Cases e Projetos de Designers e Escritórios Paranaenses em Destaque (Semana D)

16h: Palestra – O design construindo cidades criativas (Semana D)

16h30: Cerimônia do Prêmio Bom Design Sul

4, 5 e 7/12

Semana D Paralela – confira a programação completa no site.

Serviço

13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. De 30 de novembro a 15 de dezembro de 2019, das 10 horas às 18 horas. Salão de Atos do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba). Entrada gratuita. Classificação: Livre

LEIA TAMBÉM

Museu da Casa Brasileira expõe projetos vencedores do 33º Prêmio de Design

Design brasileiro precisa ser democrático e lutar contra a desigualdade, diz crítico português

O que faz de Valência a mais nova capital mundial do design?

Projeto que cria design nas favelas é premiado como um dos mais importantes do mundo

*especial para HAUS
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.