Design

Curitiba recebe a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico; confira programação

Karina Pizzini*
28/11/2019 01:47
Thumbnail

A peça imersiva Weightless Architecture foi criada pelo Studio Pharus para a Venice Design e estará em Curitiba durante a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Foto: Divulgação

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe neste fim de semana a 13ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico. O evento organizado pela Associação dos Designers Gráfico Brasil (ADG) começa neste sábado (30) a partir das 10 horas, no auditório do MON, com a abertura da exposição de 59 dos 583 projetos finalistas de diferentes estilos, de branding a produções digitais, passando por produções clássicas do design. HAUS é o veículo oficial do evento.
A 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico apresentará 59 peças de design gráfico produzidas no Brasil e selecionadas pela curadoria. O evento acontece em Curitiba pela primeira vez. Na foto, "Oito viagens ao Brasil". Foto: Divulgação.
A 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico apresentará 59 peças de design gráfico produzidas no Brasil e selecionadas pela curadoria. O evento acontece em Curitiba pela primeira vez. Na foto, "Oito viagens ao Brasil". Foto: Divulgação.
Segundo o conselheiro da ADG Brasil e coordenador geral da Bienal, Túlio Filho, o evento deve receber cerca de 6 mil pessoas durante o final de semana e até 20 mil visitantes na exposição, que fica no MON até o dia 15 de dezembro com atividades educativas.
No período, também será possível ver a exposição da ADG Brasil 30 anos, com 30 cartazes de grandes nomes do design brasileiro, e ainda, com a exposição “7 Mestres do Cartaz Japonês”, cedida pela Bienal de Cartazes do México, como presente da Japan Foundation à ADG. A mostra conta com 48 peças de sete designers nipônicos impressos em fine art. Todas as exposições têm entrada gratuita.
Marca da Escola Infantil Montessori
Marca da Escola Infantil Montessori
Ainda no sábado (30), no período da tarde, acontece na Arena Digital, espaço montado para o evento, palestras com designers destacados pelo júri da Bienal, além de designers renomados no Brasil. Entre os palestrantes estão Maikon Nery e Pablo Blanco, responsáveis pelo design desta edição da Bienal.
No domingo (01), a programação continua com palestras no mini auditório do MON a partir das 11 horas. Durante a tarde, em continuidade a exibição dos destaques do mercado de design gráfico, acontece a abertura da Semana D., realizado pelo Centro Brasil Design (CBD) e pela Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign-PR). A Semana D mantém atividades até o dia 7 de dezembro e conta com apresentação de cases do mercado de design; palestra com designers destacados na Bienal e workshops.
A arte de abertura da novela Rock Story da Rede Globo também está na mostra. O trabalho é da Visorama. Foto: Divulgação.
A arte de abertura da novela Rock Story da Rede Globo também está na mostra. O trabalho é da Visorama. Foto: Divulgação.

Programação

30/11:
Auditório MON
10 às 12h30: Abertura e Premiação dos Destaques
Arena Digital – Salão de Eventos do MON
16h: Palestra Design – Multidão com Maykon Nery e Pablo Bianco (Londrina – PR)
17h: Palestra Tipografia Itau – Da ideia ao cliente, com Clayton Caetano
17h30: Palestra Designer Gráfica – Narrativas Femininas, com Motora (Luíze Araújo)
1/12
Salão de Eventos do MON
10h: Visita Mediada com o Curador Gustavo Greco
Auditório MON
11h: Palestra Design de Games no Colletivo, com Estúdio Colletivo
11h30: Palestra Embalagem Yvy – A importância do design na construção de uma narrativa com Estúdio Bogotá
14h: Apresentação de Cases e Projetos de Designers e Escritórios Paranaenses em Destaque (Semana D)
16h: Palestra – O design construindo cidades criativas (Semana D)
16h30: Cerimônia do Prêmio Bom Design Sul
4, 5 e 7/12

Serviço

13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. De 30 de novembro a 15 de dezembro de 2019, das 10 horas às 18 horas. Salão de Atos do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba). Entrada gratuita. Classificação: Livre

LEIA TAMBÉM

*especial para HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!