Global Service Jam

Design

Desafio de design de serviço vai movimentar 100 cidades pelo mundo nos próximos dias, e Curitiba é uma delas

Luan Galani
14/03/2022 20:15
Thumbnail
Ao longo dos próximos dias, 100 cidades ao redor do mundo irão participar de um desafio de design de serviço, o Global Service Jam 2022. E Curitiba será uma delas. Em 48 horas, grupos de pessoas interessadas terão que propor soluções inovadoras para alguns problemas de experiência do usuário, desde como melhorar a organização de ajuda humanitária em situações de guerra, por exemplo, até como facilitar a relação de usuários com um hotel ou um hospital.
Aqui na capital paranaense, o Service Jam 2022 acontecerá de 18 a 20 de março, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), como primeiro evento do projeto de extensão Service Design Lab – Laboratório de Inovação e Experimentação Colaborativa em Design de Serviços, que atua no desenvolvimento de atividades focadas na área do design de serviços, com ênfase no design gráfico, e que busca inovações e melhorias de serviços de maneira colaborativa.
Participarão ao todo 35 pessoas já inscritas, que serão divididas em sete grupos. Cada grupo contará com um mentor da área para ajudar a pensar nas soluções. E o tema só será revelado no momento inicial das atividades.
"O objetivo é aprender, e aprender de uma forma diferente, compartilhando os diferentes conhecimentos que cada um tem", explica a designer e mestranda em prototipagem de serviço pela UFPR, Alessandra Petrecca, uma das pessoas responsáveis pela versão local do evento.
O professor de design da UFPR, Naotake Fukushima, conta que outra razão por trás da atividade é que ela desmistifica o mito do longo tempo necessário para pensar em uma ideia de design. "A essência é a ideia, a solução, a criatividade. Não vamos entrar em pormenores, detalhamento, minúcia de cada projeto", esclarece Fukushima.
Ao final, as ideias são cadastradas no site do evento e ficam disponíveis de forma democrática para o mundo inteiro acessar. "Não existe campeão ou concorrência entre as equipes. Uma ajuda a outra. É um lugar de experimentação e integração", defende Petrecca.
HAUS é uma das apoiadoras do evento e, ao final do Global Service Jam, trará em detalhes as ideias curitibanas desenvolvidas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!