DNA nacional

Design

Design brasileiro é destaque entre os lançamentos da Abimad

Sharon Abdalla*
02/02/2022 21:27
Thumbnail

Poltrona Ori, assinada por Bruno Faucz, para a Lovato, é apresentada durante a Abimad. | Sharon Abdalla

Um móvel ou item de decoração, para carregar a alcunha de peça de design, não pode apenas ter apelo estético. O bom design vai além e carrega consigo soluções em materiais, ergonomia, acabamento, funcionalidade, conceito e, claro, uma dose de ousadia, a marca registrada do profissional responsável em unir todos estes atributos em uma peça única.
Entre os mais de cem expositores da 33ª edição da Abimad, que segue até sexta-feira (4), no São Paulo Expo, é comum o reconhecimento e, mais do que isso, a valorização do design com DNA nacional. Até mesmo porque não é de hoje que se sabe que o talento e a criatividade dos profissionais e a qualidade do que é produzido aqui estão à altura do que de melhor se faz mundo afora.
Confira a seleção de HAUS com oito peças de design assinado apresentadas na Abimad!

"Casa da vovó" revisitada

Poltrona Ori, assinada por Bruno Faucz, para a Lovato, é apresentada durante a Abimad.
Poltrona Ori, assinada por Bruno Faucz, para a Lovato, é apresentada durante a Abimad.
Não há quem veja uma cadeira de balanço ou poltrona feita com trama de espaguete e não seja transportado à varanda da casa de vó. E esse é o sentimento quando se senta na poltrona Ori, assinada por Bruno Faucz para a Lovato. Com cores vibrantes e um trançado peculiar, ela acrescenta um tom contemporânea à tradicional peça.

Para namorar

A trama e a cor vibrante também aparecem na namoradeira Jaguaribi, pelo designer Sérgio Matos para a Cabanna. Com dois lugares e estofado na mesma tonalidade da trama, ela tem encosto que lembra a parte superior de um coração, quando vista por trás.

Homenagem em edição limitada

Há menos de três meses o mestre do design e da arquitetura nacionais Ruy Ohtake nos deixou. Para homenageá-lo, a St. James apresenta uma extensão da linha que leva o nome do profissional com a Serpentina, um cachepô e um centro de mesa derivados de uma peça apresentada por Ohtake em 2017. Produzidas em prata, as peças têm edição limitada e seriada em 25 unidades cada.

Inspiração que vem do mar

As bolachas de praia são a inspiração da linha Clypea, assinada pela Tiie Design para a paranaense Safari. A coleção contempla mesa de jantar, cadeira, escrivaninha espelho (foto), em um tom de madeira clara, com toque minimalista.

Descanso com design

Sabe aquele dia em que você chega em casa e só deseja ser "abraçado" por uma poltrona bem confortável? É a sensação que a poltrona Suma High, que acompanha puff, provoca. O design compacto não reduz em nada o conforto da peça, que tem no toque do couro natural em tom de azul um aliado. A estrutura em metal, que "rasga" o revestimento dos braços, é um detalhe à parte. Mas o melhor o designer Samuca Gerber, que assina a peça para a Salva, guarda para quem a experimenta: um sistema de balanço e também giratório, que fazem da peça ainda mais aconchegante.

Balanço suave

Nós já falamos aqui que os balanços estão entre as tendências desta 33ª edição da Abimad. E o modelo Tannat apresenta a peça em uma proposta mais sofisticada, para uso em ambientes internos. Assinado pelo designer Maurício Bomfim para a Feeling, ele apresenta estrutura autoportante em aço com assento baixo em veludo off white.

Origens do Brasil

As referências às origens do Brasil marcam a Xingú, que leva a assinatura de Arthur Casas para a Butzke. Em madeira cumaru, ela dispensa parafusos e tem sua estrutura fixada por meio de encaixes usinados nas pernas, braços e encosto. Todos eles possuem formas triangulares, um detalhe que não passa despercebido. O assento e o encosto são de fibra sintética tramada manualmente, uma vez que o móvel foi pensado para a área externa.

Chancela internacional

E tem design premiado na Abimad. A Móveis James apresenta na feira as três novas opções de cores (dourado, bronze e grafite) da adega Cacho Wine Stand. Assinada pela Choque Design, a peça recebeu o iF Gold Award, reconhecimento máximo do iF Design, prêmio alemão tido como o Oscar do design mundial, em 2021. Modular, a adega é versátil e ideal também para pequenos espaços.
*A repórter viajou a convite do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!