Design

Design brasileiro tem destaque no Salão de Milão

Enviadas especiais*
13/04/2016 16:21
Thumbnail

Armário Aquário dos Irmãos Humberto e Fernando Campana, para a marca espanhola BD Barcelona Design. Foto: Salão Internacional do Móvel 2016/Divulgação

A sexta-feira (15) da equipe HAUS foi dedicada a encontrar os brasileiros que trazem o nome do mobiliário nacional para a semana mais importante do design mundial. Mesmo com a crise e as dificuldades de entrar em um evento como o Salão, dentro dos pavilhões de Rho Fiera, o Brasil está bem representado.
LEIA MAIS
Começando pela A Lot Of Brasil, que visitamos logo no primeiro dia de feira. A empresa de Pedro Franco, que também representa os Irmãos Campana, apresenta design feito com matérias-primas sustentáveis.
Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vários designers e empresas integram a delegação brasileira. Ao todo são 11 estúdios participantes do projeto Orchestra Brasil. Um dos grandes destaques é o Estúdio Bola, dos designers Maurício Lamosa e Flávio Borsato. “Está sendo uma semana muito produtiva, com contatos importantes com representantes e lojistas”, conta Lamosa.
Com a intenção de expandir o negócio do Estúdio Bola e representar outros designers com menos entrada no mercado mundial, Borsato mudou-se para a Itália para estreitar os contatos. Na feira, as peças consagradas e premiadas da dupla estão em evidência. Como a Poltrona Shell, um clássico da dupla.
Ao lado do estande do Estúdio Bola, está o projeto Raiz, que traz peças de nomes como Guto Índio da Costa e Jader Almeida.
A indústria moveleira tem outros dois representantes no Salão de Milão, as catarinenses Butzke, com peças assinadas por Carlos Motta, e Artefama, que lança uma nova marca: a Moora, que pretende levar para o mercado internacional peças de designers como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Bernardo Senna.
Paraná representado
Na Brazil S/A, mostra do FuoriSalone que reúne a produção de vários designers brasileiros, a HAUS destaca a participação do arquiteto paulista, radicado em Curitiba, Leandro Garcia. O profissional apresenta o Mancebo Varetas, com linhas minimalistas e feito com três hastes de madeira em cores diferentes.
A empresa Lin Brasil, licenciada mundial das peças criadas pelo arquiteto Sérgio Rodrigues apresenta uma exposição dedicada ao criador. Em uma galeria de arte no bairro de Brera, estão apresentados os clássicos, como a poltrona Mole, Diz e banco Mocho.
Confira em três partes como foi o jantar de Haus e Berneck, que receberam profissionais de arquitetura e design em Milão!
Veja mais fotos do design brasileiro no Salão de Milão!
>>> Terceiro dia: Cozinhas abertas e completamente fechadas da Eurocucina (14/04)
Não tem meio termo. Desta vez, as cozinhas vistas pelos principais fabricantes aqui na Eurocucina, que integra o Salão Internacional do Móvel de Milão, deixam absolutamente tudo exposto ou tudo escondido. Há até propostas que misturam as duas linhas, numa tentativa clara de aproveitar cada centímetro com muita inteligência.
Materiais
Os nichos estão com tudo e reforçam o estilo industrial, que já vem de algumas temporadas. Pode ser em laca branca, metal ou madeira, que aparece de todos os jeitos, mas principalmente em acabamento natural e tonalidades mais claras. Com destaque para a mistura alumínio e madeira.
Por outro lado, aparecem também armários de linhas puras e racionalistas, bastante minimalistas, e tamponamentos cada vez mais finos e compartimentados para esconder os aparelhos, as louças e afins em propostas mais clean.
Na paleta, as principais marcas esqueceram as cozinhas monocromáticas e adotaram a mistura de cores em diferentes tons. Com destaque para os tons amadeirados, o cinza e os metálicos.
Veja o vídeo com Reinaldo Bessa sobre o terceiro dia da feira e as tecnologias de ponta das cozinhas da Eurocucina!
Confira alguns lançamentos do evento:
>>> Segundo dia: Cor e couro são tendências em Milão (13/04)
O design de mobiliário se renova, mas também olha para materiais clássicos em busca de inspiração. Nesta quarta-feira (13), segundo dia do Salão Internacional do Móvel de Milão, a equipe HAUS viu o couro voltando para as superfícies como revestimento.
Ele vem com texturas diversas e misturado aos tecidos naturais, que viraram queridinhos dos designers das grandes marcas. Nas gigantes do design, como Natuzzi, Flou, Arflex, Minotti e De Sede, o material tem grande destaque. É, realmente, a volta de um clássico.
Sem medo de colorir
Se nos últimos anos o Salão de Milão apostou no cinza e nas tonalidades mais naturais, este ano há uma volta às cores. Não uma, mas várias. Indo do candy color até tons mais fortes, a aposta de grandes marcas como Porro, Potocco, Belliani e Walter Knoll é em casas mais vivas. Verde e amarelo tem mais destaque, mas há possibilidade de usar a cartela toda. Inclusive misturando várias cores com madeira em um mesmo móvel. Ou, na aplicação mais tradicional, misturada aos básicos cinza e cru.
Geometria
A predileção pelas formas mais enxutas e geométricas é evidente entre as grandes marcas de design. Destaque para as mesas, que parecem estar saindo do papel coadjuvante nas salas para tornarem-se o centro das atenções. Não à toa, designers como o Estúdio Nendo e Philippe Starck assinam mesas de jantar para algumas marcas.
Veja um pouco mais sobre o segundo dia de feira na conversa entre o colunista Reinaldo Bessa e o arquiteto Jayme Bernardo!
Confira mais fotos do segundo dia da feira de Milão!
A HAUS também esteve no badaladíssimo showroom da Moooi, marca inglesa de tapetes, tapeçarias, tecidos e peças de design. Eles participam do Fuorisalone, que acontece durante o Salão do Móvel de Milão em Tortona. A marca exibe arte e design de qualidade aplicados em objetos que vestem a casa. Tudo vira desenho, inspiração e muita beleza. De florais românticos a geométricos multicoloridos, os padrões interagem com luminárias e móveis supercontemporâneos.
Confira os ambientes do estande da Moooi!
>>> Primeiro dia: Materiais naturais são a marca dos gigantes do design (12/04)
Nesta terça-feira (12) começou a 55ª edição do Salão do Móvel de Milão, principal feira do setor de design de mobiliário do mundo. A capital da moda e do design recebe pessoas de todo o mundo, os principais designers do planeta e as grandes marcas lançam seus produtos. A equipe de HAUS está em Milão e mostra a seguir um resumo das tendências selecionadas neste primeiro dia.
Tecidos e texturas naturais
A tendência de tecidos naturais como o linho e o algodão vem forte há cerca de dois anos e, em 2016, confirma-se com alguma renovação.  Em estandes de marcas como Capellini, Poltrona Frau, Cassina, Muuto, Molteni&C, De Padova, Roda, entre outras, os estofados que aparecem com este tipo de material vêm com um pouco de cor, estampas e texturas mais ousadas.
Porém o linhão tem a companhia do couro e do veludo nos acabamentos. Essa mistura do natural com tecidos mais clássicos é bem marcante nas composições.
Mistura de materiais
Outra queridinha de Milão é a madeira, que vem em seu acabamento mais clássico, com tonalidades claras nos móveis para áreas sociais, como estantes, mesas, cadeiras e poltronas. Mais uma vez há uma composição de vários materiais, como acabamento em laca e acessórios e detalhes metálicos.
Um destaque especial para a marca brasileira A Lot Of Brasil, que este ano ocupa um estande no principal pavilhão ao lado de gigantes como Kartell e Magis. A empresa do designer Pedro Franco apresenta a continuidade da linha Esqueleto, que, de acordo com o empresário, conquistou o mercado internacional por seu formato ergonômico e pelo uso de matéria prima natural, como as fibras vindas da flora brasileira e acabamentos como o couro de pirarucu.
Minimalismo das formas
Os designers têm apostado em linhas mais enxutas, menos sinuosas e mais geométricas, o que evidencia os materiais e o desenho das peças. Um exemplo é a Edra, famosa pelos móveis quase cenográficos. No estante da marca o que se vê são sofás em sua grande maioria pretos e com linhas mais puras.
Confira o vídeo sobre o primeiro dia da feira com Reinaldo Bessa!
Veja mais fotos do primeiro dia do Salão de Milão 2016!
*Daliane Nogueira e Larissa Jedyn

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!