Design

Design de Curitiba é destaque no 30º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira

HAUS
07/11/2016 19:11
Thumbnail

A premiação consagrou 50 projetos, entre produtos, protótipos e trabalhos escritos do universo do design. Imagem: MCA/Reprodução

A 30ª edição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira foi divulgada e consagrou 50 produtos e trabalhos escritos de todo o Brasil em oito categorias. Entre eles, está a coleção de revestimentos cerâmicos Raízes, primeiro lugar de Produto na categoria Construção.
A coleção foi desenvolvida pelo estúdio de design e marca de produtos para casa Fetiche, que foi fundada em Curitiba, e pelo estúdio de design Rosenbaum para a marca Pointer, da Portobello. A cidade de Brasília e seus calangos serviram de referência para a criação dos azulejos Azul Céu, Azul Mar e Azul Terra.
A premiação contou com mais um produto feito por curitibanos: Carolina Zanelatto Wormsbecher, do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação de Ronaldo de Oliveira Corrêa, teve menção honrosa também na categoria Construção pelo protótipo Urbana – Linha Cobogó.
Além da categoria Construção, a premiação também contou com as categorias Eletroeletrônico, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transportes e Utensílios – em que concorreram produtos e protótipos -, além da categoria Trabalhos Escritos. Nesta última, os premiados apresentaram uma visão da integração do design, mostrando a imprecisão  – e até mesmo a limitação – imposta pela divisão atual do conhecimento em “gráfico”, “de produto”, “visual” e “industrial”.
A partir de 24 de novembro, dia da cerimônia de premiação, será aberta no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, uma exposição com os produtos e publicações vencedores e os selecionados pelo júri. A exposição vai até janeiro de 2017.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!