DW!

Design

Design Weekend de SP estreia em formato híbrido; confira 7 destaques do evento

Sharon Abdalla
09/11/2020 21:10
Thumbnail
Após o adiamento do seu calendário oficial, em agosto, a Design Weekend de São Paulo abriu suas portas neste domingo (8) para um evento híbrido, que mescla experiências e exposições indoor, outdoor e, pela primeira vez, digital.
Até sábado (14), a 9ª edição da DW!, que está entre os cinco principais eventos voltados ao design no mundo, traz lançamentos e mostras de 76 expositores espalhados pela capital paulista e também no site do evento.
HAUS selecionou alguns deles para você que deseja conhecer as novidades pelos canais digitais ou visitar a DW! presencialmente. Lembrando que, por conta da pandemia da Covid-19, todos os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, devem ser seguidos. As visitas as lojas são controladas e limitadas. Está proibida a realização de festas.

Cordas

Em sua estreia na DW!, a designer Linda Martins, que dá nome ao seu studio, lança a coleção Cordas. Produzida pela Pátio Brasil com curadoria de Ana Yajima, a linha traz quatro peças – Banco Rocío, Cadeira Lizz, Balanço Ella e Chaise Nalu –, produzidas em corda náutica e inspiradas nas curvas femininas, transmitindo vivacidade, ousadia e graciosidade.

Instagramável

As instalações costumam figurar entre os pontos altos dos eventos e feiras de design e para a 9ª edição da DW! a Pormade preparou uma caixa instagramável na loja localizada no D&D Shopping. Assinada pelo Marton Estúdio, a obra convida os visitantes a verem através das portas um novo ciclo e novos horizontes nesta nova fase que o mundo aponta.
Na loja também é possível conferir as portas assinadas pelo arquiteto Leo Shehtman, intituladas como "Carrara", "Papel", "Albanizada", "Couro branco", "Couro Preto", "Nero" e "Ebanizada", que apresentam detalhes geométricos, estampas e uma variedade de tons capazes de criar os mais diversos efeitos nos ambientes.

High Design Expo

Evento âncora da DW!, a High Design Expo terá formato 100% digital em 2020. Na plataforma, o público pode participar do congresso digital de design, arquitetura e interiores que tem como temática o #DesignPelaVida. Além disso, o marketplace oferece produtos e soluções para projetos, bem como informações e orçamentos direto com os fabricantes.
Entre os lançamentos, destaque para a coleção Nômade, da Berneck, que traz oito novos padrões e o exclusivo acabamento micro, que oferece sensação de toque e brilho ainda mais agradáveis.

Feira na Rosenbaum

Tradicional no calendário de design paulista e também de outras cidades pelo Brasil, a Feira na Rosenbaum se transformou em uma casa para a edição 2020 da DW! como forma de propor a reflexão e celebrar o lar, o lugar mais importante de 2020.
Sala de jantar assinada por Mauricio Arruda na Casa Feira, com peças de Ana Penso e Estúdio Carmine
Sala de jantar assinada por Mauricio Arruda na Casa Feira, com peças de Ana Penso e Estúdio Carmine
Assim, ao invés dos tradicionais estandes, a mostra traz sete ambientes assinados por profissionais consagrados, como Marcelo Rosenbaum, Maurício Arruda, Renata Gaia, Michell Lott e Micha Dangelo.
Coleção Oroboros, assinada por Ana Penso
Coleção Oroboros, assinada por Ana Penso
Já entre os expositores, nomes curitibanos conhecidos marcam presença. A designer Ana Penso apresenta a coleção Oroboros, sua primeira linha em madeira, que traz cadeira, banco e mesa de centro com encosto e acabamento em vime. Outras de suas peças, como a luminária Giro e a cadeira aérea Ninho, também aparecem na composição dos ambientes da casa.
Tapeçaria de Alex Rocca
Tapeçaria de Alex Rocca
O mesmo acontece com as tapeçarias do artista têxtil e designer Alex Rocca, tecidas com matérias-primas naturais, fios e fibras, como a lã e o sisal, e com as peças do Estúdio Carmine. As visitas à Casa Feira na Rosenbaum são previamente agendadas.

Reflita

A preview da coleção 2021, com peças assinadas pelos designers Murilo Wietz, Rafa Preto, Estevão Toledo, Bruno Jahara e Reinaldo Lourenço, é apenas uma das novidades que a Breton apresenta na semana de design. Para provocar nos visitantes a reflexão sobre os acontecimentos relacionados ao meio ambiente em 2020, como as queimadas, o desmatamento e os incêndios que atingiram o país, a marca fez da cenografia de sua vitrine um manifesto, na qual se destacam as palavras Recicle, Reaja, Recomece, Reflita. Durante a semana, a marca ainda apresenta uma série de palestras sobre sustentabilidade com profissionais convidados em seu canal no Youtube.

Metamorfose

Tapete da coleção Avatar, por Thiago Santa Cruz para by Kamy
Tapete da coleção Avatar, por Thiago Santa Cruz para by Kamy
Tendo a metamorfose como tema, a By Kamy apresenta seus lançamentos que podem ser conhecidos de forma presencial a partir de visitas agendadas na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Além deles, o andar térreo recebe a exposição Design Oriundi, dedicada ao design brasileiro.
No estacionamento da loja, por sua vez, é possível conferir um dos contêineres da mostra Janelas Casa Cor SP, que traz ambiente assinado pelo arquiteto Léo Shehtman.

Carpe Diem

O designer francês Alain Blatché assina a coleção Carpe Diem, apresentada pela Saccaro nas lojas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva e também no D&D Shopping. Idealizada durante a pandemia, a linha busca valorizar e jogar luz à percepção desta nova vivência do lar por meio de cadeiras, mesas, bancos e banquetas que destacam a madeira e a trama que reveste estofados, encosto e assento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!