Design

Designer brasileiro cria cortina autolimpante e antipoluição para a Ikea

Luciane Belin*
17/07/2019 20:26
Thumbnail

Fotos: Divulgação/IKEA

E se você pudesse fechar as cortinas e, com isso, manter a poluição do lado de fora – e não apenas simbolicamente? A Ikea acaba de anunciar uma tecnologia que tem como proposta atuar como uma espécie de filtro para o ar que entra pela janela, e ela foi desenvolvida por um brasileiro.
Assinada pelo designer Mauricio Affonso, a Gunrid tem um outro objetivo: o de filtrar também os poluentes internos dos ambientes. Segundo ele, estudos que analisaram a qualidade do ar perceberam que, dentro de casa, a poluição pode chegar a ser até cinco vezes maior do que fora, graças à cozinha.
A tecnologia desenvolvida funciona quase como uma espécie de fotossíntese. “O tratamento usa energia da luz natural e também artificial para desintegrar os  Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), quando estes entram em contato com o revestimento fotocatalisador. Quando esse processo é realizado, o COV é evaporado e esse processo se repete novamente como um ciclo”, completa o profissional.

Inovação e purificação

Adequada para ser aplicada em qualquer ambiente, a Gunrid é, de certa forma, uma cortina autolimpante que purifica o ambiente. E, embora por enquanto a tecnologia ainda esteja sendo testada para que se averiguem as melhores formas de higienização e manutenção, o designer adianta que o produto será de fácil cuidado e que, num futuro não muito distante, o mesmo tipo de tratamento poderá ser aplicado a outros tecidos. “Porém, no momento estamos desenvolvendo somente para cortina. A maneira de aplicação dessa tecnologia é semelhante a outros métodos de revestimento em tecido.
Segundo Affonso, embora a Gunrid já tenha sido anunciada, ela ainda não está em comercialização. “Os testes em laboratório de eficácia do produto já foram realizados e aprovados”, explica ele, complementando que outras análises que avaliam sua eficiência em diferentes ambientes estão em fase de conclusão. Por conta disso, a Gunrid deve chegar ao mercado somente em 2020, e apenas nas lojas da empresa sueca.

Um brasileiro na Ikea

A cobiçada marca internacional virou a casa do curitibano Mauricio Affonso em 2017, quando se mudou para a Suécia, onde atua como desenvolvedor de produtos na área de inovação da marca. “Uma das funções do meu cargo é de explorar novos materiais, novas tecnologias e áreas de desenvolvimento. Já venho trabalhando em outros projetos na área de inovação que se encontram em diferentes fases”, conta ele.
No Canadá, para onde foi com a família ainda criança, Affonso cursou Design Industrial, tendo trabalhado como líder criativo e designer de produtos em companhias canadenses. Em 2014, ele se tornou o primeiro brasileiro a trabalhar como designer na LEGO, onde passou quatro anos atuando com a linha Lego Friends.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!