Design

Designer cria abajur com minijardim para espaços verdes em apartamentos pequenos

Gazeta do Povo
06/10/2019 14:52
Thumbnail

Dois em um: abajur com minijardim leva a natureza para dentro de casa de forma inusitada. Foto: Divulgação

Inspiradora, a primavera projeta renovação e leva muitas pessoas a mudarem a decoração, trazendo para os ambientes mais natureza, seja em ramos de flores, vasos de plantas e até mesmo em jardins internos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foi pensando em aliar design com a tendência de trazer mais verde para dentro de casa que o designer Maurício D’Avila, da Geo Luz & Cerâmica, lançou o Garden: um abajur que une luz à natureza de forma única e criativa. A luminária cumpre a função de iluminar e ter, ao mesmo tempo, um criativo minijardim. “A peça vem ao encontro do design biofílico, com o objetivo de criar espaços onde possamos viver e trabalhar em contato com o verde — já que passamos 90% de nossas vidas em ambientes internos —, melhorando o bem-estar físico e mental”, explica.
A peça está disponível em dois tamanhos e a recomendação é usar espécies que não precisem de muita água como bromélias, cactos e suculentas. O preço médio é de R$ 1.900 e é necessário fazer o pedido diretamente para a empresa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O que é design biofílico?

Tendência na arquitetura, o design biofílico busca criar prédios e casas que proporcionem às pessoas o sentimento de satisfação e motivação. Mesclar a natureza nos espaços físicos, onde moramos ou trabalhamos, é uma maneira de promover vínculos emocionais capazes de motivar o bem-estar e melhorar o desempenho e a produtividade, reduzindo a incidência de doenças relacionadas ao estresse.
Já está mais que comprovado que a natureza tem uma influência positiva sobre a saúde e a sensação de felicidade das pessoas. Porém, como nem sempre dá para reformar e mudar toda a arquitetura de um edifício ou uma residência, para alcançar esse objetivo de conforto, pensar em peças que aliam beleza com natureza é um ótimo caminho para aperfeiçoar os ambientes.
“Mundialmente, os consumidores estão voltados a consumir um produto mais ecológico e que não agrida o meio ambiente. Essa preocupação também está no descarte, e as peças da Geo Luz & Cerâmica — desenvolvidas por mim — são de cerâmica, que se origina na natureza e depois volta para ela. Além disso, o processo de fabricação das peças não é agressivo ao meio ambiente”, detalha o designer.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!