Sustentabilidade

Design

Designers brasileiros lançam coleção de joias com biotecido translúcido

Sharon Abdalla
28/09/2020 20:53
Thumbnail

Foto: Furf Design | Silvia Wagner

Quando a tecnologia e o propósito andam juntos, o resultado são peças atraentes esteticamente mas que não abrem mão da sustentabilidade e da preocupação com o futuro das questões ambientais. É o que ocorre com a Eva, nova coleção de acessórios de moda assinadas pelo escritório curitibano Furf Design para a Proposta Verde, empresa de Rio do Sul (SC) especializada no desenvolvimento e produção de produtos sustentáveis.
Foto: Furf Design
Foto: Furf Design
Produzidas manualmente, as peças são confeccionadas a partir de um inédito biotecido translúcido, desenvolvido pela fluminense Nova Kaeru a partir de folhas de orelha de elefante, planta comum à flora e aos jardins brasileiros. Esta, inclusive, não é a primeira vez em que o material, que tem sensação ao toque e resistência muito similares as do couro, aparece em uma coleção lançada pela Furf. Em maio do último ano, a beLEAF, como foi batizada sua versão em cores, revestiu os assentos da coleção Outono, composta por um banco e duas banquetas, como HAUS noticiou em primeira-mão.
Foto: Furf Design
Foto: Furf Design
Além do biotecido, o colar, brinco, bracelete e bolsa que compõem a Eva trazem a madeira de reuso com acabamento pela milenar técnica japonesa de queima shou sugi ban como matéria-prima. Ela faz referência a um mundo cada vez (e preocupantemente) mais quente, chama a atenção para as queimadas que castigam nossas matas e para a almejada consciência em relação à sustentabilidade.
Foto: Furf Design
Foto: Furf Design
"Tanto nós quanto a Proposta Verde não vemos a sustentabilidade como algo opcional, mas sim como o único caminho possível para se ter um futuro, de fato", afirma o designer Rodrigo Brenner, à frente da Furf juntamente com o também designer Maurício Noronha. "Assim como outras que já desenhamos, é uma coleção de joias que questiona o conceito de precioso", completa.
A coleção Eva foi desenvolvida dentro do Programa Design Export, realizado pela Apex Brasil em parceria com o Centro Brasil Design.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!