ID Geneve

Design

Designers criam 1º relógio de aço reciclado e outros elementos sustentáveis do mundo

Luan Galani
11/12/2020 20:33
Thumbnail
Três designers suíços acabam de anunciar a criação do primeiro relógio de pulso do mundo a partir de aço inoxidável reciclado e de outros elementos sustentáveis ou reaproveitados de toda a cadeia industrial necessária para montar uma peça. A nova marca atende pelo nome de ID Geneve, e nasce para ser uma marca de entrada no mercado de luxo dos lendários relógios suíços.
A peça reaproveita os excedentes descartados das outras marcas de relógio da região de Jura, na Suíça, e por isso tem uma pegada de carbono bem menor em comparação aos convencionais das outras empresas. "Nossos critérios para selecionar nossos fornecedores são a proximidade geográfica, o impacto de carbono dos materiais e o preço dos componentes", explicam os sócios Nicolas Freudiger, Singal Depéry e Cédric Mulhauser, por meio de nota.
O primeiro modelo de relógio foi batizado de Circular 1, que está sendo financiado por meio de um crowdfunding até 15 de janeiro.
Além do excedente, que é reaproveitado, derretido e novamente utilizado, os responsáveis utilizam peças de relógio 100% restauradas, compostos vegetais, como resíduos de uvas da Itália, para as pulseiras, entre outros.
O desenho é deliberadamente simples, elegante e durável. Como contam os responsáveis pelo projeto, é inspirado no tradicional encaixe rabo de andorinha, que foi explorado nas pulseiras, nas peças e na logo. "É uma forma icônica que honra com o trabalho extraordinário de artesãos ao longo dos séculos, e que torna o modelo ainda mais dinâmico", frisam.
O desenho foi ainda concebido para a luz ter um efeito delicado sobre o mecanismo principal. As partes laterais são removíveis e permitirão no futuro próximo combinar com outros materiais e formas diferentes. Os números estão disponíveis em três cores: azul, cinza e preto.
Pela inovação que a peça representa na indústria dos relógios suíços, o projeto recebeu o prêmio europeu de "Transição para a Economia Circular" e o "Prêmio de Economia Circular 2020" da Suíça.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!