Design

Designers curitibanos entram para a lista da Forbes de jovens talentos e colecionam prêmios internacionais

Luciane Belin*
14/01/2019 09:56
Thumbnail

Foto: Daniel Katz

A máxima do escritor e ator francês Jean Cocteau que diz “não sabendo que era impossível, foi lá e fez” poderia facilmente ter sido inspirada na dupla Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, criadores da Furf Design Studio e de tudo o que veio com ela desde que foi fundada, há quase oito anos. Os jovens curitibanos formados em Desenho Industrial pela PUCPR e pelo Politecnico diTorino, na Itália, são especializados naquele tipo de ideia que desperta a sensação de “por que ninguém pensou nisso antes?”.
Com 28 e 27 anos, respectivamente, Mauricio e Rodrigo viram seus nomes figurarem na revista Forbes de janeiro, na lista de profissionais de relevância e influência com menos de três décadas de idade, a “UNDER30”. Quem acompanha o trabalho dos dois, no entanto, não se espantou com o reconhecimento. Desde 2017, a Furf Design ganhou o mundo e colecionou premiações, criando o único produto até hoje a receber os três mais importantes prêmios de design: o best of the best no alemão Red Dot Design Award, o iF Product Design Award e o Leão de Cannes em Product Design.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A criação da Furf Design responsável por este feito foi a Confete TT, uma capa adaptável para próteses de perna projetada para quem tem amputação transtibial – ou seja, abaixo do joelho – que pode ser produzida em massa e em diversas cores. Seu design inteligente faz com que ela seja altamente adaptável e bem mais barata: chega a custar 80% menos do que alternativas disponíveis no mercado.
Além da Confete, a Furf também tem entre seus projetos de maior destaque a Caravela, desenvolvida em parceria com o pesquisador em qualidade ambiental Bruno G. Libardoni.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Definida por Rodrigo como “uma intervenção urbana que purifica água através da biorremediação e gera como subproduto biomassa”, a Caravela contribui com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e também obteve sua fatia de reconhecimento: “Com mais de 2 mil indicações de 30 países, a Caravela foi um dos 10 vencedores e o único projeto da América Latina premiado no World Eco-Design Conference em Guangzhou, China. Foi uma honra receber o convite de irmos pessoalmente participar da cerimônia e evento, especialmente palestrarmos para a United Nations Industrial Development Organization (Unido), a divisão de desenvolvimento industrial da ONU”, conta Rodrigo.
O que une os dois projetos – e tantos outros da Furf Design – é, segundo Mauricio, um impulso por dar ao design o que é dele. “Gostamos de pensar que o design é uma ferramenta para a humanização, que pode tanto transformar a vida de uma massa ou simplesmente tocar um coração. Somos completamente apaixonados por isso”.

Olhares disruptivos

O motivo pelo qual o trabalho de Rodrigo e Mauricio atrai tantos olhares no mundo todo é a inventividade que empregam para trazer soluções inesperadas, porém palpáveis, para questões pontuais. Algo que está no cerne do conceito do design, que é o de unir forma e função a serviço da sociedade.
Foto: Brunno Covello
Foto: Brunno Covello
O que a dupla da Furf consegue fazer é lembrar ao mundo que, por meio dessa pequena palavra, é possível transformar vidas. Com projetos que circulam por diversas áreas – médica, têxtil, de joalheria, design de impacto social e também em sustentabilidade – eles propõem o que Rodrigo chama de “produtos disruptivos”. “Somos especialistas em não sermos especialistas. Assim provocamos o diálogo entre áreas inusitadas por meio de uma expansão de consciência: a partir do momento em que conhecemos realidades diferentes, desejamos servir de alguma forma”.
Como o design pode fazer isso, afinal? Deixando de lado as desculpas, segundo ele, para agregar experiências e trazer ciência e poesia para um mesmo lugar. “O nosso processo é tão poético quanto científico. Quando temos um desafio, convidamos um especialista para participar pontualmente da equipe, gente de áreas diferentes, e mergulhamos em pesquisa. Só assim conseguimos criar algo que vai dialogar e criar conexões. A gente só pega no lápis para fazer o primeiro traço depois de já saber o que vamos fazer”, diz Rodrigo.
Projeto em parceria com a National Geographic para incentivar o uso de cinto de segurança em crianças, desenvolvido no início deste ano. Foto: Divulgação
Projeto em parceria com a National Geographic para incentivar o uso de cinto de segurança em crianças, desenvolvido no início deste ano. Foto: Divulgação
Mauricio complementa: “Tudo o que criamos tem a forma como mero resultado, um veículo que materializa toda uma bagagem intangível. O mais importante para nós é o que de fato estamos trazendo ao mundo. ‘Será que isso merece existir?’ é um questionamento constante”. Essa forma de trabalho, que eles hoje chamam de Método Furf, é algo que fazem questão de compartilhar, seja por meio de cursos e workshops, seja no curso de especialização em Design — Soluções de Impacto do Futuro, que criaram e hoje coordenam no Centro Europeu de Curitiba.
A iniciativa é parte da necessidade de redesenhar o futuro que a Furf propõe: um que “não precisa de mais objetos, mas pede por mais poesia, romantismo, autoestima, amor, propósito. E através de um produto podemos trazer isso ao mundo, em grande escala”, completam os designers.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!