Designers lançam coleção de móveis feita com paraquedas militares reutilizados

Apresentada no London Design Festival, coleção The Canopy traz cadeiras de balanço e biombos produzidos com equipamentos militares reutilizados

Foto: Layer/Divulgação

por Gazeta do Povo

26/10/2019

compartilhe

Reduzir, reutilizar, reciclar. Estes verbos, ou outros termos semelhantes, estão se tornando palavra de ordem quando o assunto é o design e seu poder de contribuir e modificar os padrões de consumo. Neste sentido, a novidade da vez vem de Londres, mais especificamente do Festival de Design londrino, onde foi lançada a coleção The Canopy.

Foto: Layer/Divulgação

Trata-se de uma linha de cadeiras de balanço e biombos feita a partir de tecidos e outros materiais de paraquedas reutilizados, em uma parceria entre a Raeburn Design (estúdio de moda que trabalha com materiais reaproveitados) e a Layer, agência do designer Benjamin Hubert.

Foto: Layer/Divulgação

A coleção

Confeccionada em aço a partir de formas simples, a estrutura das peças é uma espécie de tela em branco na qual o destaque fica por conta do acréscimo dos materiais de revestimento reaproveitados do equipamento. Os padrões e colorido das peças, inclusive, fazem referência direta a ele ao deixar expostas costuras, fitas e até etiquetas. Para a confecção delas, foram utilizados paraquedas excedentes de ex-militares e aeronaves, fabricados com nylon ultrafino.

Foto: Layer/Divulgação

“Foi uma honra fazer parceria com a Layer na Canopy, o que resultou em uma oportunidade verdadeiramente única para ambas as marcas testarem, aprenderem e, finalmente, alcançarem um projeto tão inesperado quanto experimental”, diz em nota Christopher Raeburn, estilista britânico à frente da marca homônima.

LEIA TAMBÉM

Designer cria roupa sustentável que produz oxigênio

Coca-Cola lança nova garrafa feita com plástico reciclado dos oceanos

Inédito tecido de folhas é destaque em móveis criados por designers brasileiros

Projeto que cria design nas favelas é premiado como um dos mais importantes do mundo

Pai do design democrático, Stefano Seletti traz para o Brasil prestigiado evento italiano

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você