Design

Dinamarqueses criam carregador de celular com painel solar retrátil

Gazeta do Povo
14/12/2015 15:30
Thumbnail
Cientistas dinamarqueses da Universidade Técnica da Dinamarca e da empresa infinityPV Aps criaram um carregador de celular portátil com painel solar retrátil. HeLi-on, como é chamado o aparelho que transforma energia solar em elétrica para carregar smartphones, é uma solução inteligente que utiliza o potencial solar para manter nossos celulares sempre com bateria.
A ideia é bem simples: consiste em uma cápsula com um painel solar retrátil de alta eficiência, constituído por duas células fotovoltaicas, que pode ser conectada à bateria por meio de um cabo USB. Em duas ou três horas, o celular é totalmente recarregado. A vida útil do carregador é superior a dois anos e a potência é de 3 watts, com capacidade de 2.600 mAh.
Uma campanha de financiamento coletivo foi lançada para sua fabricação. O aparelho custa U$S 90 (aproximadamente R$ 351) e pode ser enviado para o Brasil a partir de março de 2016.
A meta era atingir 500 mil coroas dinamarquesas. Restando 24 dias para encerrar o financiamento, mais de 890 mil coroas foram doadas para apoiar a ideia.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!