Design

Dois projetos de estudantes brasileiros têm destaque na Dubai Design Week

HAUS
31/10/2016 17:35
Thumbnail

Os projetos brasileiros fizeram parte da mostra Global Grad Show, integrante da Semana de Design de Dubai. Imagem: Dubai Design Week/Reprodução

Dois projetos brasileiros marcaram presença na segunda edição da Dubai Design Week, realizada em outubro nos Emirados Árabes Unidos. Eles foram integrantes do Global Grad Show, exibição pertencente ao evento e que reuniu o trabalho de estudantes e de profissionais feitos em 50 universidades de 30 países.
Ao todo, 145 projetos foram apresentados, dentro de uma das três categorias da exibição: Empoderar, Conectar e Sustentar, mostrando que o design do futuro está visando uma melhora na qualidade de vida em todas as partes do mundo.

Sustentabilidade em comunidades carentes

As designers Júlia Earp e Martha Pedalino levaram o “Favo“, projeto de conclusão do curso de Desenho Industrial de Produto em 2012 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), e que participou da mostra da Dubai Design Week na categoria Sustentar. Trata-se de um chuveiro/pia desenvolvido para atender comunidades que não têm acesso à água potável corrente.
Após um estudo de caso em uma das regiões mais carentes da cidade do Rio de Janeiro, a favela Rio das Pedras, as profissionais decidiram desenvolver um mecanismo que ajudasse a diminuir a incidência de doenças de pele, vômitos e diarreias causadas pelo consumo de água imprópria.
“Favo” é feito de material reciclado resistente à água, possui um reservatório (que pode abrigar água da chuva, de canos ou reutilizada) e é ativado mecanicamente, com uma alavanca, que libera o líquido para o chuveiro e para a pia.
Imagem: Dubai Design Week/Reprodução
Imagem: Dubai Design Week/Reprodução

Conhecimento sobre o espaço para todos

Kosme” é um aplicativo desenvolvido pela designer gráfica Leticia Ratkiewicz, formada em 2015 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e participou da mostra na categoria Empoderar. Disponível para Android, ele é voltado a jovens estudantes que se interessam por astronomia e tem por objetivo estimular esse conhecimento por meio de experiências pessoais.
Enquanto o usuário aponta o mapa interativo para o céu, é possível reunir informações sobre os fenômenos observados e criar uma espécie de diário. Informações de especialistas sobre o espaço também podem ser encontradas durante a jornada pelo aplicativo.
Imagem: Dubai Design Week/Reprodução
Imagem: Dubai Design Week/Reprodução

LEIA TAMBÉM

>>>Semana de design na Holanda tem foco no processo criativo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!