Design

Duas das principais ceramistas do país estarão em Curitiba em evento de design

Júlia Rohden*
28/09/2017 19:30
Thumbnail

As peças exclusivas e finalizadas manualmente de Nicole Toldi, e as porcelanas artesanais com elementos fotográficos de Galvão são destaques na feira. Fotos: Divulgação

Figuras importantes do design autoral brasileiro, as ceramistas Nicole Toldi e Heloisa Galvão são presença confirmada na Ôda + Feira na Rosenbaum, evento que acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, no aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON). Com curadoria de Ticiana Martinez, da Ôda, e Cris Rosenbaum, da Feira na Rosenbaum, Curitiba recebe sua versão do renomado evento. Serão 60 marcas expositoras de produtores locais e nacionais.
Nicole Toldi com a Luiza Toldi e Heloisa Galvão.<br>Fotos: Divulgação
Nicole Toldi com a Luiza Toldi e Heloisa Galvão.<br>Fotos: Divulgação
A idealizadora da Ôda, Ticiana Martinez, convidou Nicole Toldi e Heloisa Galvão para conhecer de perto o mercado curitibano que recebeu muito bem suas peças. “Elas tem trabalhos diferentes, mas que se harmonizam e com viés de qualidade e estética impressionantes”, diz a curadora.
Foto: Heloisa Galvão / Divulgação
Foto: Heloisa Galvão / Divulgação
Heloisa Galvão é artista plástica e produz porcelanas artesanais em seu próprio studio. Ela trabalha com elementos fotográficos impressos em porcelana a partir da técnica de silk-screen. A porcelana líquida é colocada nos moldes e vertida naturalmente, produzindo formas fluidas e únicas. “O trabalho da Heloisa Galvão é um trabalho líquido, com forma delicada e leve”, comenta Ticiana Martinez.
Foto: Nicole Toldi / Divulgação
Foto: Nicole Toldi / Divulgação
As peças de Nicole Toldi são exclusivas. A cada tiragem os moldes recebem novas intervenções e uma impressão distinta no acabamento, processo que garante que nenhuma peça seja igual a outra. “Tem um viés handmade, ela usa o forno e finaliza as peças manualmente”, observa Ticiana. Toldi iniciou sua trajetória profissional como paisagista e até hoje suas criações são influenciadas pelas formas da natureza. No ano passado sua filha, Luiza Toldi, se uniu à marca, participando de todas as etapas da produção. Hoje ambas assinam a autoria das obras.

Público

O público expressivo que aprecia as peças de ambas ceramistas fez as vendas na Ôda Design serem um sucesso. “Tive clientes que vinham de outros estados para comprar”, lembra Martinez. Ela comenta que os próprios arquitetos também ajudaram a disseminar o trabalho de Toldi e Galvão. “Os profissionais que já conheciam o trabalho especial desenvolvido por elas passaram a usá-los em seus projetos de interiores”, complementa.
As peças produzidas por Toldi e Galvão estarão a venda através da Ôda Design e o público terá a oportunidade de conhecer e conversar com as autoras durante a Ôda + Feira na Rosenbaum.

Ceramistas locais

Outras cinco marcas de ceramistas serão expositores da Ôda Design: Estúdio Boitatá, Spiral Cerâmicas, P. Cerâmicas, Bruno Romã e Alma Objetos Cerâmicos. As peças tem linguagens variadas e oferecem diversos produtos como copos, pratos, bowls e peças artísticas conceituais.
Foto: Estudio Boitata/Divulgação
Foto: Estudio Boitata/Divulgação
A valorização de produtores locais é um ponto forte da feira: quatro dessas marcas são de Curitiba e uma delas de Florianópolis. “A feira não tem apenas um viés comercial, mas também de fomentar o mercado de cerâmica e marcenaria local”, comenta Martinez.
* Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!