SOMA Studio Milano

Design

Dupla brasileira desponta internacionalmente no estudo de tendências e de economia circular

Luan Galani
09/12/2021 20:47
Thumbnail

Ana Luiza Magalhães e Marlon Chiumento estão à frente do escritório milanês de design SOMA. | SOMA_studiomilano

A publicitária goiana Ana Luiza Magalhães, 39, e o designer industrial curitibano Marlon Chiumento, 38, têm chamado atenção de marcas e empresas pelo mundo todo em razão de sua previsão de tendências, pesquisa de materiais e sua cruzada pela adoção da economia e do design circulares. A dupla baseada em Milão, o mais importante polo do design do globo, fundou em 2018 o SOMA_studiomilano e, desde então, já atuou com Natuzzi Italia, Armani Casa, Interprint, Dal-Tile e Mebl, para citar apenas algumas. Além de serem parceiros da Italian Bark, um dos blogs de decoração mais lidos do mundo, e do Let's Arch, startup focada no desenvolvimento contínuo de profissionais de arquitetura, design e decoração para auxiliar na organização, otimização e performance dos escritórios.
Nesta sexta-feira (10), a partir das 11h, Ana Luiza e Marlon farão uma mentoria online, explicando melhor o que é a economia circular, algumas tendências inerentes e como estar preparado para o futuro. Para participar, basta se inscrever.
The Arc, na Green School, pela IBUKU. Entre as novas tendências anunciadas pelos brasileiros, está a tecnologia incorporada no design de interiores para promover  práticas sustentáveis e construções orgânicas em forma ou materiais.
The Arc, na Green School, pela IBUKU. Entre as novas tendências anunciadas pelos brasileiros, está a tecnologia incorporada no design de interiores para promover práticas sustentáveis e construções orgânicas em forma ou materiais.
"A principal mensagem que desejamos passar para o público e empresas é que hoje em dia não só é urgente, mas também possível e rentável fazer a transição para um futuro circular [sem resíduos e lixo]. A economia circular nos dá todas as ferramentas, sendo a principal delas o design, para repensarmos e recriarmos um modo de produção e consumo que seja sustentável para negócios, pessoas e para o planeta", explica a dupla do SOMA.
Para seus estudos de tendências, o designer e a comunicadora frequentam assiduamente todos os principais eventos de design da Europa, como Semana de Design de Milão, Maison&Objet Paris, Heimtextil (Frankfurt, Alemanha), Imm Cologne (Colônia, Alemanha), Festival de Design de Londres, Cersaie (Bolonha, Itália), Semana de Design da Holanda (Eindhoven, Holanda), 3 Days of Design (Copenhagen, Dinamarca) e Semana de Design de Estocolmo (Suécia).
Em entrevista para a jornalista Daliane Nogueira, head da Let's Arch, na última quarta-feira (8), durante o lançamento da startup, a dupla deu um spoiler do seu mais recente estudo sobre as principais macrotendências para 2022/2023. No evento, Ana Luiza e Marlon falaram sobre o Nostalgic Recharge e a importância da nostalgia, que aparece de diversas formas no design de interiores desde a pandemia, e que promete permanecer pelos próximos anos.
E a partir de agora, a SOMA_studiomilano assina também uma coluna em HAUS, batizada de Conexão Design, na qual a dupla irá debater temas importantes sobre o design e a arquitetura, e apresentar tendências.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!