Casa dos Sentidos

Design

Casa brinca com sentidos para aproximar visitantes do universo dos autistas

Vivian Faria, especial para HAUS
23/03/2022 11:33
Thumbnail

As paredes pretas da Caixa Sensorial representam a solidão da pessoa autista diante da incompreensão do mundo sobre sua condição. | Divulgação

Cada pessoa percebe o mundo à sua maneira, mas algumas têm um jeito ainda mais particular de conhecê-lo. É o caso dos autistas, cuja condição costuma afetar os sentidos e torná-los muito mais sensíveis aos estímulos externos. Essa diferença é o ponto de partida para a exposição Casa dos Sentidos, que abre suas portas no ParkShoppingBarigui no próximo dia 1º e fica em cartaz até 24 de abril, com entrada gratuita e visitas agendadas guiadas por especialistas em terapias cognitiva.
Idealizada pela Montenegro Produções e executada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra reproduz, no meio do shopping, uma casa em que os ambientes representam como o Transtorno do Espectro Autista pode impactar a percepção por meio dos sentidos. O objetivo é usar a arte para promover a inclusão, permitindo que pessoas típicas entendam um pouco melhor como autistas sentem e se relacionam com o mundo.
“Queremos mostrar que a arte pode transformar a percepção do público no que diz respeito à inclusão e à diversidade. Ao mesmo tempo, é um projeto que tem a arte como matriz conceitual, então ele traz releituras artísticas de um universo que é excluído da sociedade”, explica a gestora da Montenegro Produções Culturais, Carolina Montenegro.
Para atingir esses objetivos, o projeto envolveu uma pesquisa com artistas - que são os responsáveis pela criação de cada ambiente da casa - e crianças que estão no espectro autista. “Uma das oficinas envolveu foto, por exemplo. Entregamos a câmera para a criança e o fotógrafo entendeu como ela usava a câmera para enxergar o mundo”, exemplifica Carolina. A partir dessa interação, os artistas criaram suas interpretações daquilo que aprenderam com as crianças sobre suas sensações e percepções.

Uma casa, quatro ambientes

A Casa dos Sentidos conta com uma entrada - a Caixa Sensorial - e quatro ambientes, cada um deles relacionado a um sentido. O formato da casa foi inspirado no quebra-cabeça de quatro partes que é símbolo do autismo.
A Caixa Sensorial dá um “choque” no visitante: luzes, sons e imagens ativam de uma só vez vários sentidos do visitante, que precisa lidar com o excesso de estímulos. A proposta é gerar empatia e sensibilidade para ampliar a percepção para o restante dos cômodos da Casa dos Sentidos.
Texturas, formas e espaços estarão presentes no cômodo, propondo outros modos de ver e sentir
Texturas, formas e espaços estarão presentes no cômodo, propondo outros modos de ver e sentir
A partir disso, ele passeia pela sala de estar, que trabalha as percepções através do tato; pela sala de jantar, que traz sensações relacionadas ao paladar; a cozinha, que brinca com a audição; e o quarto, que apresenta uma outra perspectiva relacionada à visão.
“Há autistas que não conseguem diferenciar as coisas quando observam algo. Uma floresta, por exemplo: ou ele vê uma árvore, ou ele vê árvores, céu, mar, tudo misturado. Por isso, temos uma floresta azul no quarto, porque há uma mistura do mar com a floresta”, explica a arquiteta da Montenegro Produções Culturais, Nonnie Fenianos, que criou o ambiente do quarto ao lado da artista Veronica Fukuda.
Além de Nonnie, participaram da criação dos espaços os arquitetos Givago Ferentz, Mariana Saltini, Guta Nagano e Jorge Teixeira Júnior, que trabalharam com os artistas André Coelho, Daniélle Carazzai, Guilherme Zawa e Eduardo Ramos, respectivamente. Eles utilizaram técnicas como fotografia, cerâmica e ilustração para dar vida aos diferentes ambientes.
Quarto vai propor a observação de um todo a partir da mistura de elementos
Quarto vai propor a observação de um todo a partir da mistura de elementos
A estreia da exposição acontece justamente no início do mês de conscientização sobre o autismo. Para ser acessível e inclusiva, a Casa dos Sentidos terá um robô responsável pela audiodescrição de cada um dos ambientes da exposição, além de uma visita gratuita guiada por um tradutor de libras no dia 5 de abril, com agendamento prévio pelo Sympla.
Depois desta primeira temporada, a mostra deve ser levada a outras cidades, como São Paulo e Brasília, para então desembarcar na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tem o apoio da Universidade de San Diego. A circulação, porém, depende da captação de novos recursos.
*As imagens ilustram os projetos para cada ambiente, mas não mostram exatamente como eles serão na exposição.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!