Design

Entenda como os quartos podem ajudar no desenvolvimento da criança

Jonathan Seronato
25/10/2015 14:51
Thumbnail

Quarto montessoriano projetado pela Mallemont Arquitetura do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Um ambiente pode estimular a coordenação, desenvolvimento motor e psíquico da criança, é o que diz o método Montessori, desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori. A proposta é a busca direta e pessoal do aprendizado das crianças.
Caracterizado por enfatizar a independência, liberdade e desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas dos pequenos, o método precisa de um ambiente projetado sob a ótica infantil, feito para que ela possa circular livremente e descobrir possibilidades e estímulos para seu desenvolvimento.
Os quartos monteressorianos são projetos que propiciam a liberdade para as crianças. Brinquedos, objetos, prateleiras, tudo é feito para que a criança consiga ter acesso sem a ajuda de um adulto. Estimulando assim, a criatividade e curiosidade.
A designer de interiores Iara Santos aplicou essa técnica em um de seus projetos mais recentes. “Idealizei um quarto para dois irmãos, uma menina com cerca de dois anos e um menino com quatro. A ideia foi que tudo fosse bem colorido e alegre, para eles sentirem que era o mundo deles. Tudo foi colocado mais baixinho para eles terem acesso. Muitas vezes a criança desiste de um brinquedo ou qualquer outra coisa por não conseguir alcançá-lo e isso é desestimulante”, conta.
A essência do pensamento montessoriano aplicado à casa prevê que o lar não deve ser organizado para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando se pensa em uma decoração montessoriana, é preciso ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade.
Segurança
Esse ambiente tem de ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance. O objetivo do quarto é promover a autonomia, para que os pequenos cresçam com mais independência, mas sem deixar de manter o monitoramento frequente.
Algumas dicas para um quarto montessoriano
– O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar;
– O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão;
– Fotos, quadros, espelhos devem estar à altura do seu olhar.
– A decoração deve ser, de preferência, minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Veja mais inspirações

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!