Design

Escritório de Nova York faz móveis criativos com materiais comuns

HAUS
18/05/2016 18:44
Thumbnail

Qualities of Material foi criada pelo estúdio Fort Standard, de Nova York. Fotos: Brian Ferry/ Divulgação

Para ir além dos limites e aplicações convencionais doe alguns materiais muito usados pelo design de móveis, a dupla Gregory Buntain e Ian Collings do escritório de design contemporâneo Fort Standard (de Nova York) criou a linha de mobiliário Qualities of Material. Nessa coleção eles exploraram a “brutalidade” das matérias-primas. Aliás, essa é uma característica desses profissionais: criar móveis e acessórios a partir de produtos comuns, mas uma abordagem diferente da tradicional.
Um exemplo foi a linha Chainsaw Stools, criada para levantar fundos para ajudar quem foi atingido pelo furacão Sandy. Ian e Gregory usaram algumas árvores caídas perto do escritório da empresa em Red Hook, Brooklyn, e criaram formas geométricas pintadas com cores inspiradas em tempestades.
O gabinete de pedra tem um padrão de relevo triangular nas portas, o que as torna mais leves. Ele é composto por três unidades empilháveis – cada uma com duas portas – e fica sobre uma base de madeira com seis pés de nivelamento.
A mesa com um grande banco e a mesa baixa de café são feitas com centenas de ripas finas montadas em triângulos, criando superfícies ocas. As pernas são hexagonais.
A cadeira abaixo é feita totalmente em couro vegetal curtido. O assento é feito com o material empilhado e os demais componentes estruturais são feitos com rolos de couro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!