Design

Estrela da arquitetura assina estatuetas do Brit Awards

HAUS
22/02/2017 22:57
Thumbnail

Estatueta desenhada por Zaha Hadid será entregue aos vencedores do Brit Awards na noite desta quarta-feira (22). Foto: Zaha Hadid Architects/Luke Hayes/Divulgação

Maior prêmio da música britânica, o BRIT Awards acontece na noite desta quarta-feira (22) com uma novidade que acaba de ser anunciada. As estatuetas entregues aos vencedores são assinadas pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

Confira a última entrevista da arquiteta a um veículo brasileiro

A arquiteta, uma das referências máximas da arquitetura contemporânea e a primeira mulher a levar para casa o Pritzker em 2004, faleceu em março do ano passado.
O design do prêmio segue a mesma linguagem peculiar de Zaha, cheia de ousadia e formas sinuosas. De acordo com Jason Iley, diretor da premiação, a encomenda aconteceu logo depois da arquiteta ser laureada com a Medalha de Ouro Real de 2016, um importante reconhecimento para arquitetos residentes na Inglaterra, quando ambos se conheceram.
“Seu trabalho sempre foi inovador e original, reconhecendo a diversidade nas diferentes culturas”, defende Iley. “O que tem tudo a ver com a música. Zaha foi a escolha perfeita para levar a premiação para o futuro.”
Além do dedo de Zaha, o design contou também com a colaboração de Maha Kutay, diretora do setor de design do escritório da arquiteta.
“Zaha estava excitada com esse projeto. Ela quis focar nossos esforços no elemento 3D”, explica Maha. “O desenho expressa nosso otimismo para o futuro e um rompimento com a norma estabelecida. O maior desafio foi criar algo novo, dentro de alguns padrões, e mesmo assim ser reconhecido pelo público.”
Ao todo, são cinco tipos de estatuetas. Elas são diferentes entre si e, quando agrupadas, se complementam.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!