Inovação

Design

Estudante desenvolve painéis solares coloridos a partir de resíduos de alimentos

HAUS
02/12/2020 20:28
Thumbnail
As pesquisas voltadas às fontes limpas de energia são uma das frentes mais importantes na luta contra as mudanças climáticas e na busca por um futuro sustentável. E uma solução vinda das Filipinas parece mostrar um caminho promissor não apenas para a geração de eletricidade, mas também para o acabamento e o apelo estético dos ambientes e edifícios, sejam eles residenciais ou corporativos.
Trata-se do AuREUS, um sistema de painéis solares produzidos a partir de resíduos de alimentos e desenvolvido pelo estudante de Engenharia Carvey Ehren Maigue, da Universidade Mapúa, localizada na capital, Manila. Diferente dos tradicionais painéis fotovoltaicos, o revestimento lembra uma membrana fina e maleável, disponível em diversas cores e aplicável como uma espécie de cobertura fluorescente em janelas e fachadas.
"AuREUS é na verdade um material, ou tecnologia, que permite que outros dispositivos capturem luz ultravioleta e a convertam em eletricidade. [Ele] é baseado em um material plástico, por isso pode ser moldado em diferentes formas", explica Maigue, em entrevista ao Prêmio James Dyson 2020, do qual foi vencedor na categoria Sustentabilidade com o projeto.
O estudante Carvey Ehren Maigue.
O estudante Carvey Ehren Maigue.
Além disso, o AuREUS é capaz de produzir energia durante cerca de 50% do tempo, de acordo com testes preliminares, contra os aproximadamente 15% a 22% dos painéis convencionais. Isso ocorre porque, ao contrário destes, que só funcionam em condições claras e posicionados de frente para os raios solares, uma vez que dependem da luz visível para produzir energia, o sistema desenvolvido por Maigue é capaz de absorver energia dos raios UV invisíveis que passam pelas nuvens. O AuREUS também captura os raios refletidos em pavimentos e fachadas de edifícios vizinhos de onde as placas estão instaladas, o que potencializa a quantidade de energia que o sistema é capaz de produzir.

Inspiração na natureza

O nome AuREUS é uma referência à aurora boreal, e não por acaso. Assim como na física que explica o fenômeno, no qual partículas luminescentes presentes na atmosfera absorvem raios UV ou gama, degradando-os e os remetendo como luz visível, o sistema faz uso destas mesmas partículas, mas das derivadas de resíduos de colheitas agrícolas. Para isso, as frutas e vegetais são triturados ou tem seus sucos extraídos para que sejam posteriormente filtrados, destilados ou macerados. As partículas luminescentes, então, são suspensas em resinas e depois moldadas no formato do revestimento, que converte a luz ultravioleta em luz visível, refletida para as bordas do painel e convertida em eletricidade para uso direto ou armazenamento.
"Embora o AuREUS tenha como objetivo gerar eletricidade a partir de recursos naturais, também quero mostrar que, mesmo que queiramos nos tornar mais sustentáveis, não é apenas a geração futura que se beneficiaria, mas também nós, a geração presente. Com o AuREUS, aumentamos o ciclo das safras dos agricultores que foram atingidos por desastres naturais, como tufões, que também são um efeito das mudanças climáticas. Fazendo isso, podemos olhar para o futuro e resolver os problemas que estamos enfrentando agora", sentencia.
Para as próximas etapas do desenvolvimento do sistema de geração de energia, Maigue pretende crias fios, tecidos e placas curvas, para que roupas, carros, aviões e barcos possam produzir eletricidade.
"Da mesma forma que os computadores eram usados apenas pelo governo ou pelos militares e agora a mesma tecnologia está em nossos smartphones, quero que a captação de energia solar seja mais acessível", conclui o estudante de engenharia na entrevista.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!