i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inovação

Estudante desenvolve painéis solares coloridos a partir de resíduos de alimentos

  • PorHAUS
  • 02/12/2020 17:28
Estudante desenvolve painéis solares coloridos a partir de resíduos de alimentos
| Foto: The James Dyson Award/Reprodução

As pesquisas voltadas às fontes limpas de energia são uma das frentes mais importantes na luta contra as mudanças climáticas e na busca por um futuro sustentável. E uma solução vinda das Filipinas parece mostrar um caminho promissor não apenas para a geração de eletricidade, mas também para o acabamento e o apelo estético dos ambientes e edifícios, sejam eles residenciais ou corporativos.

Trata-se do AuREUS, um sistema de painéis solares produzidos a partir de resíduos de alimentos e desenvolvido pelo estudante de Engenharia Carvey Ehren Maigue, da Universidade Mapúa, localizada na capital, Manila. Diferente dos tradicionais painéis fotovoltaicos, o revestimento lembra uma membrana fina e maleável, disponível em diversas cores e aplicável como uma espécie de cobertura fluorescente em janelas e fachadas.

Siga a HAUS no Instagram

"AuREUS é na verdade um material, ou tecnologia, que permite que outros dispositivos capturem luz ultravioleta e a convertam em eletricidade. [Ele] é baseado em um material plástico, por isso pode ser moldado em diferentes formas", explica Maigue, em entrevista ao Prêmio James Dyson 2020, do qual foi vencedor na categoria Sustentabilidade com o projeto.

O estudante Carvey Ehren Maigue.
O estudante Carvey Ehren Maigue. | The James Dyson Award/Reprodução

Além disso, o AuREUS é capaz de produzir energia durante cerca de 50% do tempo, de acordo com testes preliminares, contra os aproximadamente 15% a 22% dos painéis convencionais. Isso ocorre porque, ao contrário destes, que só funcionam em condições claras e posicionados de frente para os raios solares, uma vez que dependem da luz visível para produzir energia, o sistema desenvolvido por Maigue é capaz de absorver energia dos raios UV invisíveis que passam pelas nuvens. O AuREUS também captura os raios refletidos em pavimentos e fachadas de edifícios vizinhos de onde as placas estão instaladas, o que potencializa a quantidade de energia que o sistema é capaz de produzir.

Inspiração na natureza

O nome AuREUS é uma referência à aurora boreal, e não por acaso. Assim como na física que explica o fenômeno, no qual partículas luminescentes presentes na atmosfera absorvem raios UV ou gama, degradando-os e os remetendo como luz visível, o sistema faz uso destas mesmas partículas, mas das derivadas de resíduos de colheitas agrícolas. Para isso, as frutas e vegetais são triturados ou tem seus sucos extraídos para que sejam posteriormente filtrados, destilados ou macerados. As partículas luminescentes, então, são suspensas em resinas e depois moldadas no formato do revestimento, que converte a luz ultravioleta em luz visível, refletida para as bordas do painel e convertida em eletricidade para uso direto ou armazenamento.

| Reprodução

"Embora o AuREUS tenha como objetivo gerar eletricidade a partir de recursos naturais, também quero mostrar que, mesmo que queiramos nos tornar mais sustentáveis, não é apenas a geração futura que se beneficiaria, mas também nós, a geração presente. Com o AuREUS, aumentamos o ciclo das safras dos agricultores que foram atingidos por desastres naturais, como tufões, que também são um efeito das mudanças climáticas. Fazendo isso, podemos olhar para o futuro e resolver os problemas que estamos enfrentando agora", sentencia.

Para as próximas etapas do desenvolvimento do sistema de geração de energia, Maigue pretende crias fios, tecidos e placas curvas, para que roupas, carros, aviões e barcos possam produzir eletricidade.

"Da mesma forma que os computadores eram usados apenas pelo governo ou pelos militares e agora a mesma tecnologia está em nossos smartphones, quero que a captação de energia solar seja mais acessível", conclui o estudante de engenharia na entrevista.

Conteúdo editado por:Luan Galani
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • I

    Ildefonso Mello Jr

    ± 0 minutos

    o Vice Governador Darci Piana, cônsul honorário das Filipinas, está devendo serviço ao Povo do Paraná... se assumir o Governo do Estado, denunciando o Gov. Ratinho Jr, o "rato está de rabo preso", em flagrante de corrupção eleitoral, vai reinventar o SEBRAE com INOVAÇÃO, transformando o Paraná em grande produtor de Energia Solar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Doarcy Junior

      ± 12 horas

      precisamos cada vez mais desse tipo de noticias

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.