Design

Estudante da UFPR assina projeto vencedor do Prêmio Tok&Stok de Design

HAUS
04/06/2019 21:00
Thumbnail

Foto: Victor Hugo de Souza | Altiery

Uma aluna do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a vencedora da 13ª edição do prêmio Tok&Stok de Design, que contou com a participação de 920 estudantes de 99 universidades brasileiras. Miriam Emi Shirozaki, de 22 anos e aluna do 4º ano da graduação, projetou um sofá chamado “Lote”, criado para um ambiente de coworking.
Com a proposta de ser versátil e possível de ser usado de forma modular, em conjunto com outras peças de uma linha específica da rede, a peça desenvolvida pela estudante tem uma mesa lateral acoplada, que substitui o braço do sofá. Esta parte da peça surgiu com foco na necessidade de um suporte para o uso de computadores ou de material de anotação em reuniões típicas de ambientes de trabalho mais informais.
“O produto foi pensado para ambientes diferenciados de trabalho, estes novos espaços que estão surgindo, como escritórios coletivos, coworking, locais mais dinâmicos, mais descontraídos”, detalha a estudante, que explica ainda a escolha do nome. “Ele se chama Lote porque é possível fazer várias composições, por ser modular; a ideia é a de que é uma peça, mas que faz parte de um todo, então pode compor algo maior do que sozinho.”
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal
Sob a orientação da professora Gheysa Prado, do Departamento de Design da UFPR, Miriam aplicou no projeto os conceitos trabalhados em uma das disciplinas, a de Gestão do Design 1. “Na disciplina são trabalhados conceitos da gestão do design operacional, que é a parte relacionada especificamente a projetos de design, e o tático, que é a função do designer na empresa. Ambos têm a ver com a parte mais do dia a dia da área”, disse a professora, via assessoria.
“Desse modo, no primeiro semestre abordei os conceitos mais teóricos desta área e, no segundo semestre, propus como exercício de sala adotarem os conceitos de gestão apresentados no primeiro semestre a um projeto individual voltado para o concurso”, complementou.
Foto: Victor Hugo de Souza
Foto: Victor Hugo de Souza
A proposta do prêmio pedia o desenvolvimento de móveis para uso em ambientes de trabalho. De acordo com a rede Tok&Stok, o concurso recebeu inscrições vindas de 17 estados brasileiros.
A cerimônia de premiação, realizada na quinta-feira (30), contou com os 20 finalistas, entre eles outra estudante da UFPR, Amanda Stephanie de Souza, que apresentou um projeto orientado pela professora Claudia Zacar.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!