Alternativa ao couro natural

Design

Estudantes brasileiros criam biotecido a partir da kombucha e ganham “Oscar do design”

Luan Galani
08/06/2021 13:20
Thumbnail
Os designers de produto Gislaine Lau, 22, e Felipe de Carvalho Ishiy, 24, ambos recém-egressos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), acabam de ser laureados com o iF Design Talent Award 2021, prêmio alemão considerado o "Oscar do design" para jovens talentos. Eles são os únicos da América Latina a ter um projeto reconhecido nesta edição. A dupla conseguiu impressionar os jurados com um biofilme resistente e biodegradável criado a partir de bactérias e fungos, utilizando como substrato para os micro-organismos a kombucha, um tipo de chá fermentado organicamente, o café e a cana-de-açúcar.
A dupla de designers, que agora está à frente do escritório Intervém Design, competiu com outros 5,3 mil projetos submetidos de 49 países diferentes. Desse total, apenas 86 foram premiados. O júri internacional de 43 especialistas considerou o projeto brasileiro “bem pensado, inteligente e inovador, bastante útil na vida real”, nas palavras dos jurados, que publicaram um feedback oficial.
O biotecido nasceu na busca por uma alternativa para o couro natural, que gera impactos ambientais a partir da exploração animal. “A gente queria fazer algo relacionado aos animais. Algo que ajudasse a causa do meio ambiente. Fazer algo em que a gente acredita que possa melhorar o futuro”, relata Felipe.
A técnica do biotecido não é nova. Mas os designers criaram seu próprio processo em que resíduos de café, cana-de-açúcar e kombucha servem de matéria-prima para os micro-organismos construírem o biofilme dentro dos moldes desejados de tamanho e forma. “Depois a gente coloca para secar e dá a textura que a gente desejar para o material”, explica Gislaine.
O produto final adquire um aspecto bem similar ao couro, bastante resistente e ultrafino, com poucos milímetros de espessura. O trabalho contou com a supervisão da professora da UFPR Elisa Strobel e com consultas a especialistas em nanocelulose.
Segundo os designers, o tempo de cultivo, independentemente do tamanho do biofilme, é o mesmo: cerca de duas semanas para a colônia de bactérias e leveduras virar um ‘tecido’.
Mas será que eles continuam vivos depois da secagem e quando privados de substrato? Felipe e Gislaine foram atrás dessa resposta e tentaram fazer um biofilme seco crescer novamente. A matéria cresceu pouco e levou muito tempo para aparecer novas estruturas, o que leva à conclusão de que as bactérias e leveduras morrem depois desse processo. “Temos um biofilme de teste há dois anos e ele está intacto”, atestam.
Além do material, a criação dos designers inclui uma poltrona. Batizada de ‘Não Fere’, a peça de silhueta animalesca avermelhada foi pensada em metal, para ser leve, e para aproveitar alumínio reutilizado em sua fabricação. “O estofado seria em algodão orgânico”, detalham.
Os designers chegaram até a convidar pessoas para testar o material em comparação com o couro natural. “A gente ia fazendo perguntas sobre qual cheira melhor, qual é mais macio etc. Fizemos isso com vários materiais, até couro sintético. E na maioria das vezes o nosso material ganhou”, diz Gislaine.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!