Design

Exclusivo: 30 projetos brasileiros são premiados com o iF Design Award 2020, o Oscar do design mundial

Luan Galani
04/02/2020 08:30
Thumbnail

Foto: iF Design Awards/Divulgação

Os designers brasileiros são um dos destaques da mais recente edição do prêmio alemão iF Design Award 2020, considerado o Oscar do design. Ao todo 30 projetos brasileiros foram laureados em diversas categorias, como produto, embalagens, branding, arquitetura, design de interiores, design de serviço e comunicação. Dois levaram o mais alto grau de reconhecimento da premiação, o cobiçado iF Gold Award.
O anúncio oficial dos vencedores da edição 2020 foi feito na manhã desta terça-feira (4) pela sede alemã do iF Design, e está sendo simultaneamente publicado por HAUS com exclusividade no Brasil. A decisão é de 78 jurados de mais de 20 países que se reuniram recentemente ao longo de três dias em Hamburgo para coroar os melhores projetos do mundo dentre os mais de 7 mil inscritos.
Confira logo abaixo os 30 projetos brasileiros premiados com o iF Design Award 2020!*

Dream House

Categoria: Arquitetura residencial
Design: Cristina Menezes Arquitetura e Decoração
O projeto reverbera a brasilidade de maneira madura, sem alegorismos ou ser folclórico. Os espaços do apartamento são integrados e foram pensados para um jovem casal que adora compartilhar bons momentos com os amigos. Pediram um apartamento com as sensações e a atmosfera de uma casa, com conexões visuais com o exterior e cercado por plantas, por seus cães, com um design de interiores atemporal, com poucos móveis, mas com bom design e funcionalidade. Outro ponto importante é que o projeto respeitou os princípios de sustentabilidade desde a execução da reforma. Espaços privativos, banheiros e dormitórios são formalmente organizados pelos painéis de madeira para permitir uma casa cheia com privacidade. Essa estratégia foi empregada para criar um senso de drama para a habitação com uma boa setorização.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Categoria: Comunicação – Relatório anual
Design: Laika Design para Fundação Dorina Nowill para Cegos
O relatório anual da Fundação Dorina Nowill partiu da emulação do alfabeto Braille. Neglenciando de certa forma a escrita gráfica tradicional, a capa da publicação é permeada por composições de pontos coloridos, da mesma forma que no alfabeto dos cegos. Na parte de dentro, foi usado o mesmo princípio no design gráfico, a fim de envolver o leitor leigo com um convite nada usual de descobrir essa escrita.

PEG

Categoria: Produto de iluminação
Design: Omega Light, Ricardo Fahl
Inspirados pelos antigos painéis perfurados e multifuncionais, os pegboards, a luminária é composta de uma base em perfil de alumínio que pode ter até 3,37 metros de comprimento. Além da função primeira de iluminar com luz direta e indireta, a peça pode receber uma série de acessórios para casa, escritório ou a cozinha em madeira tauari, facilitando as atividades cotidianas.
Foto: divulgação

Bracelete Click (iF Gold)

Categoria: Produto de relojoaria ou jóias
Design: Antonio Bernardo
O bracelete é feito em formato de tubo que enlaça o braço e com uma argola no final de uma das extremidades que abraça o diamante. O movimento do aro ao encontrar a pedra preciosa simplesmente se encaixa em um click. A ausência de fecho desperta a curiosidade de todo usuário sobre como abrir ou fechar o bracelete.

Memorial da Imigração Japonesa

Categoria: Arquitetura pública
Design: Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho para Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB)
O museu a céu aberto celebra a amizade entre Japão e o estado de Minas Gerais, e o que essa relação foi capaz de construir em termos concretos e imateriais. O design é de uma ponte sobre um lago. A ponte metaforicamente conecta territórios, tempos, ideias e ideais. Pareces curvas fazem alusão às bandeiras do Japão e de Minas Gerais: um círculo vermelho e um triângulo vermelho. É uma analogia feliz que fala da síntese e da concisão comum aos dois povos.

Docol Giro

Categoria: Produto para banheiro
Design: Docol Metais Sanitários e Arquitetura Gui Mattos
De uma forma extremamente simples, porém enigmática, que só revela sua função quando está sendo manuseada: essa é a essência da Docol Giro, criada com exclusividade para a marca pelo arquiteto Gui Mattos. Ousada e sutil ao mesmo tempo, a proposta do arquiteto explora uma das formas primárias, que é o retângulo. Uma leve virada na parte do topo do bloco faz um bico surgir, que, por sua vez, libera água quando atinge o centro da cuba.

Docol Play (iF Gold)

Categoria: Produto para banheiro
Design: Docol Metais Sanitários e SPBR Arquitetos (Angelo Bucci)
Com a peça assinada pelo renomado arquiteto, o usuário tem um chuveiro e duas possibilidades. Ele oferece uma experiência revigorante e confortável por concentrar a água e levá-la para um controlador que não vai espirrar o líquido no corpo, mas que irá envolver o corpo em um único jato. As duas opções vêm do desenho do chuveiro: um banho tradicional com a água caindo sobre a cabeça ou um banho que mantenha a cabeça seca, molhando apenas o restante do corpo.

Edição limitada do chocolate Talento

Categoria: Embalagem para alimentos
Design: FutureBrand São Paulo para Nestlé São Paulo
Inspirada pelo Brazil, a linha Talento Terruá foi o novo lançamento da Garoto para sua marca de chocolate Talento. Contém sabores tipicamente brasileiros e a proposta sai do ordinário apresentado em sua categoria. Para mostrar sua brasilidade e origem orgânica, foram escolhidas ilustrações em estilo botânico e padrões sensoriais para cada sabor. Tons terrosos reforçam a origem orgânica do cacau. O papel texturizado rende homenagem à textura do produto e adiciona uma camada sensorial ao ritual de consumo.

Identidade do Dom Bosco

Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: FutureBrand São Paulo para Escola Dom Bosco
Em 2018 a Escola Dom Bosco passou por grandes reestruturações para celebrar seus 60 anos de existência. FutureBrand foi responsável por criar a nova identidade visual da marca. O logo destaca o propósito da escola: ser um expoente a partir das múltiplas visões de mundo dos professores, funcionários e alunos.

iti Itaú

Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: Itaú Unibanco
Iti veio para revolucionar a maneira como trocamos dinheiro, produtos e experiências no Brasil. Baseado nos pilares da marca, um novo logo foi desenvolvido: representa duas pessoas trocando, com curvas que trazem fluidez e aconchego. O protagonista da paleta de cores é um gradiente do laranja, principal cor do Itaú, até o rosa, simbolizando conexão. Toda a paleta é acessível. A tipografia é a oficial do Itaú. É utilizada em caixa baixa para ser íntima do usuário e demonstrar seu caráter digital. Para as ilustrações, optaram por formas mais didáticas e inclusivas, sem distinção de gênero ou raça.

App iti Itaú

Categoria: Comunicação para App ou software
Design: Itaú Unibanco
Iti veio para revolucionar a maneira como trocamos dinheiro, produtos e experiências no Brasil. É uma carteira digital que você pode trocar escaneando um QR code. Sem conta no banco ou necessidade de comprovar renda, iti é uma alternativa para non-bankers e pequenos comerciantes. O logo representa duas pessoas trocando, com curvas que trazem fluidez e aconchego. A paleta de cores é acessível aos daltônicos e as ilustrações são didáticas e inclusivas, sem distinção de gênero ou raça. Como foi pensado para todo mundo, simplicidade foi crucial.

Tesoura Vai e Vem

Categoria: Bebês/crianças
Design: Valkiria Inteligência Criativa para Faber-Castell
O produto é uma tesoura desenvolvida para ajudar crianças, canhotos e pessoas com restrições de movimento a cortar de maneira mais fácil. A nova tesoura garante movimentos mais simples e naturais, não demandando habilidades motoras específicas ou boa habilidade para usar, fazendo da atividade uma ação mais confortável e divertida. Além de poder ser utilizada de diferentes maneiras, pode ser travada por meio de um sistema próprio patenteado, que traz mais segurança para as crianças.

Mió

Categoria: Branding/Identidade corporativa
Design: Greco Design para Drogaria Araujo
Mió é uma marca exclusiva de produtos da Drogaria Araujo, uma das maiores do Brasil. Decidiram lançar uma marca própria baseada em três pilares: qualidade, preço justo e design. Pelo Brasil ser um país continental, com diversos sotaques. O ponto de partida foi analisar as diferentes maneiras de fala das cinco regiões que compõem o país. Mió é uma maneira de falar ‘melhor’. Para a identidade do produto, cores florescentes, padrões gráficos e nenhuma foto fazem Mió se destacar na prateleira. As vendas mensais cresceram 34%, apenas com a mudança de design.

Sol

Categoria: Design de serviço
Design: Caiena Tecnologia e Design para Secretaria de Desenvolvimento Rural de Salvador e Secretaria de Planejamento e Finanças de Natal, com o Banco Mundial
O aplicativo SOL traz inovação social para as associações de agricultura familiar na Bahia e Rio Grande do Norte, por meio de ferramentas digitais que garantem processos de compras transparentes e eficientes. O aplicativo foi desenvolvido com simplicidade para facilitar a conexão entre associações e os fornecedores. Com apenas alguns toques, os grupos avaliam as propostas recebidas. Fornecedores de todo o Brasil podem participar.

Copa

Categoria: Mobiliário para casa
Design: Estúdio Ronald Sasson para TecLine
Poltrona para uso doméstico que explora a nostalgia dos mobiliários modernistas brasileiros e atualiza a peça por meio da tecnologia e do respeito às formas.

Serpa

Categoria: Mobiliário para casa
Design: Estúdio Ronald Sasson para Voler Móveis
Banco decorativo e funcional para casa ou ambientes públicos, com soluções confortáveis e um desenho único, que brinca com as noções de fluido, rígido e estático.

Buffet Aero

Categoria: Mobiliário para casa
Design: Plataforma4 para Lider Interiores
Aero é um móvel com uma forte identidade brasileira. É uma ótima peça para armazenar objetos com gavetas e prateleiras ou para dividir espaços. O móvel foi inspirado na arquitetura modernista brasileira, suas técnicas construtivas e materiais.

Boti Baby

Categoria: Comunicação de beleza/saúde
Design: Bendito Design para O Boticário
Toda a linha infantil de O Boticário foi redesenhada. Fido, um passarinho e melhor amigo do Dr. Botica, marca a linha super delicada feita especialmente para bebês.

Memory

Categoria: Produto de iluminação
Design: Jader Almeida para Sollos
Elegância da madeira presente em uma única peça. O equilíbrio entre seus materiais garante beleza e identidade. É fácil de usar e de interpretar. Possibilita regular a direção da luz.

Windsor

Categoria: Mobiliário para casa
Design: Jader Almeida para Sollos
Cadeira cujo nome revela a origem do estilo: a cidade inglesa homônima. Tida como uma das primeiras peças de mobiliário a ser produzidas nas colônias inglesas na América do Norte, foi representada em muitas pinturas. Nessa nova interpretação, Jader Almeida conversa com suas outras criações por meio das curvas e conexões.

Ella

Categoria: Mobiliário para casa
Design: Jader Almeida para Sollos
Ella é uma das expressões máximas da maestria da forma, a partir de uma execução complexa, e de um visual leve. O equilíbrio das formas, como também dos diferentes elementos e técnicas, torna a peça única.

Max Ecoknit

Categoria: Produto esportivo
Design: Penalty
Penalty Max Ecoknit é a primeira bola de futsal profissional do mundo com tecidos eco-friendly a partir de garrafas PET. Aprovada pela Fifa, é a bola oficial da Confederação Brasileira de Futsal. Para cada bola fabricada, 4 garrafas são retiradas do meio ambiente. A embalagem de papelão também pode ser reutilizada ou reciclada.

S11 Ecoknit

Categoria: Produto esportivo
Design: Penalty
Penalty S11 Ecoknit, a primeira bola de futebol feita com tecidos eco-friendly a partir de garrafas PET. Para cada bola fabricada, 4,5 garrafas são retiradas do meio ambiente. Seu design possibilita maior visibilidade no campo e na TV.

Corredor BHLS Transoceânica

Categoria: Produto público
Design: Indio da Costa A.U.D.T e Guto Indio da Costa para Metalco
Um dos corredores urbanos para ônibus mais avançados do mundo. Foi o primeiro do Brasil com plataformas abertas e ônibus rebaixados. Os passageiros têm WiFi de graça e todo o monitoramento dos passageiros é feito de forma eletrônica. O acesso também é facilitado para carrinhos de bebê e cadeiras de rodas. A plataforma tem ainda lixos inteligentes que otimizam a gestão de resíduos e prateleiras de bicicletas públicas para encorajar os passageiros a utilizar as bikes no caminho até o destino final.

Big Neu pathlight

Categoria: Produto de iluminação
Design: Stella, Eduardo Fiori
É uma extensão da linha Neu de luminárias. Como suas predecessoras, sua principal característica é o tamanho, com uma superfície de apenas 12 x 12 cm. Os módulos de LED são todos comprimidos dentro de um case de apenas 1,15 cm de espessura, que é todo o espaço que a peça ocupará no espaço. O efeito de luz devido à textura do produto é único, marcando elegantemente o caminho.

Maringá FC

Categoria: Branding
Design: Brandigno para Maringá Futebol Clube
O clube de futebol de Maringá ganhou uma nova identidade visual. Mais transparente e inovadora, respeitando ao mesmo tempo sua história e identidade ao longo desses 10 anos. Em apenas 6 meses, aumentaram as vendas dos produtos do clube: 50% a mais de camisetas e 450% novos torcedores.

Club Athletico Paranaense

Categoria: Branding
Design: OZ estratégia+design para Club Athletico Paranaense
A nova identidade do clube valoriza o legado do time e projeta sua participação no futuro por meio de um visual contemporâneo e digital.

Garrafa térmica para chá ou café

Categoria: Produto doméstico
Design: Design Único para Tramontina
Coleção Exata da Tramontina repensa o corpo da garrafa térmica. Possui um discreto canal embutido e um cortador de gotejamento que, combinados à tampa superior do controlador de fluxo, criam um sistema perfeito para uma porção suave e precisa. Os amantes de chá não precisam remover as ervas ou folhas graças ao infusor patenteado que permanece preso no interior enquanto serve. A fina linha vermelha e a forma do corpo inspirada em dois cones invertidos são a assinatura e a identidade da Exata, enquanto o acabamento acetinado dá um toque especial à empresa centenária de aço inoxidável.

Casa GGL

Categoria: Arquitetura residencial
Design: Studio AG Arquitetura
Localizada em São Paulo, a residência GGL foi construída em um terreno longo e estreito, permitindo a maximização do espaço em um contexto urbano. O layout é composto de um porão, um pavimento térreo, um pavimento superior e um terraço. O projeto respeitou o estilo arquitetônico dos prédios vizinhos ao mesmo tempo em que propôs um desenho novo e inesperado. A casa tradicional é reinterpretada: o telhado de duas águas é integrado com um telhado de ripas verticais, criando uma silhueta de caixa que destaca tanto espaços abertos quanto os fechados.

Coleção SIX

Categoria: Revestimento
Design: Indústria Santa Luzia, Josiane Flores
A coleção SIX consiste em revestimentos sustentáveis em formas hexagonais, disponíveis em oito cores diferentes, lançadas ao longo de 2018 e 2019. A matéria-prima das peças é o poliuretano das pranchas de surf.
*Alguns projetos vencedores não estão ilustrados na matéria porque os autores não enviaram fotos de divulgação para a organização do prêmio.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!