Design

Exposição apresenta 4 novos móveis criados por Jaime Lerner

Luciane Belin*
09/11/2018 18:59
Thumbnail

Foto: Divulgação

Exaltar a beleza da simplicidade é o objetivo principal da nova linha de mobiliário criada pelo arquiteto Jaime Lerner. Reconhecido internacionalmente na área do urbanismo, ele ven apostando no design de mobiliário como uma nova linha de trabalho e, na próxima segunda-feira (12), lança sua coleção de cadeiras, poltronas e bancos que apontam nesta premissa de linhas simples.
Após o evento de lançamento oficial, que começa às 19 horas, no piso L2 do Pátio Batel, a mostra Jaime Lerner Design ficará aberta para visitação gratuita do público até o dia 25 de novembro. Em exibição estarão cinco peças de mobiliário projetadas por ele, quatro das quais são inéditas.
Além da já conhecida Chaise Urca, que foi apresentada por HAUS em 2016 e lançada em 2017 em parceria com a empresa Artesian, serão revelados ao público o Banco W, a Cadeira M, a Lua Turca (um balanço) e o Toinoin (banco). Estes quatro novos projetos de Jaime Lerner foram desenvolvidos e executados em parceria com a arquiteta Samira Barakat.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As peças desta exposição apresentam um conceito que preza pela simplicidade, que já pôde ser observado nos móveis lançados por Lerner anteriormente. “Eu gosto muito da expressão japonesa Wabi Sabi, que quer dizer beleza da simplicidade. Sempre persegui a ideia de desenhar móveis que fossem simples, que não tivessem complicações, parafusos e outras coisas”, afirma o arquiteto.
Esta simplicidade se aplica não somente à estética, mas também aos materiais utilizados, como chapas metálicas e madeira. “A ideia surgiu quando começamos a desenvolver algumas brincadeiras em aço. Começamos com algumas maquetes de móveis que poderiam ser montados só dobrando as chapas, de forma que não houvesse nenhuma marca”, lembra.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Houve em um primeiro momento o desejo de trabalhar apenas com metal, no entanto, este material apresentou alguns obstáculos no manuseio. “O tempo mostrou que era perigoso trabalhar só com chapas por causa da flambagem. Elas tinham um jogo em que a madeira resolveria melhor. Então saiu um conjunto de móveis que às vezes eram resolvidos na madeira e às vezes só na chapa. Mas sempre procurando simplicidade”, finaliza.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O evento Jaime Lerner Design acontece no dia 12 de novembro, às 19h, no piso L2 do Pátio Batel, em Curitiba. Fica na Avenida do Batel, 1868. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de novembro, com entrada franca e horários de visitação das 10 horas às 22 horas de segunda a sábado e das 14 horas às 20 horas no domingo.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!