Design

Durante o Salão de Milão, exposições vão repensar o design de Memphis

Luan Galani
30/03/2016 18:30
Thumbnail
As exposições em Ventura Lambrate, que integra o Fuori Salone, evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão 2016, que abre suas portas a partir do próximo dia 12, vão celebrar a influência atemporal do movimento italiano Memphis.
Conhecido por libertar o design das amarras da funcionalidade e brincar com desenhos coloridos e assimétricos, o grupo de design que estreou no Salão de Milão de 1981 também está sendo celebrado pela Kartell com uma coleção especial que foi anunciada na Feira Internacional de Móveis de Colônia de 2016.
O evento deste ano deixa clara a razão de ter escolhido o movimento milanês para homenagear: “Formas geométricas, assimetria, colorações e, em particular, combinações incomuns de cores. Essas são características do Grupo de Memphis. Apesar de ter durado relativamente pouco tempo, seu impacto é duradouro. As formas, uso de alguns materiais e cores típicas do grupo retornam agora para Ventura Lambrate para serem reinterpretados e ajudarem a moldar o design contemporâneo”.
Entre os diversos expositores, um dos destaques será a mesa lateral Sakin, criada pelos designers Mirco e Daniele Grobberio, do estúdio Equilibri. Além das cores vivas, que bebem diretamente no movimento de 1981, destaque para o geometrismo e para a estrutura metálica, que foi desenhada de maneira que cada haste parece apoiar a outra. Os tampos são removíveis e estão disponíveis em diferentes tamanhos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!