MON e Galeria Zilda Fraletti

Design

Exposições em cartaz em Curitiba destacam a união entre arte e design

Sharon Abdalla
08/08/2022 15:48
Thumbnail
Não é de hoje que o Museu Oscar Niemeyer (MON) coloca o design como centro de suas mostras para discutir o limite (ou seria a união?) entre ele e as artes. E com a exposição "Luz e Espaço" não será diferente.
Com abertura nesta terça-feira (9), às 19h, a mostra instalada no terceiro andar do "olho" apresenta o trabalho de 11 designers paranaenses cujas obras vão além do objeto e compõem um percurso estético imersivo.
"É uma instalação onde o público poderá permanecer por bastante tempo. Não queríamos uma exposição que desse a impressão de que a pessoa estivesse em uma loja. Mas um caminho de pensamento em todas as direções de criatividade, com cada designer apresentando elementos e materiais diferentes", explica o curador da mostra Marc Pottier, que integra o núcleo curatorial do MON e também é curador da Usina de Arte (Recife) e da Cidade Matarazzo (SP).
Entre estes materiais estão, por exemplo, crochê, cerâmica e fibras naturais, que, além da estética, ganham um toque poético e sensível pelas mãos e mentes de Alberth Murta & Ari Coelho, Alejandro Magnere, Ana Penso, Aline Volpato, Max Kampa, Marcelo Caruso, Aleverson Ecker & Luiz Pellanda – Holaria, Henrique Hellström e Lucas Machado.
Spoiler da exposição "Luz e Espaço", em cartaz no MON a partir de 9 de agosto
Spoiler da exposição "Luz e Espaço", em cartaz no MON a partir de 9 de agosto
"Estamos no mundo contemporâneo e os artistas contemporâneos vêm namorando as tecnologias, projeções, sons... E aqui a luz também é importante. O título "Luz e Espaço" chega deste movimento no qual os artistas utilizam as novas tecnologias para criar suas obras de maneira a mostrar que não há limite ou uma paleta única para [a arte contemporânea]. A luz faz parte deste material utilizado tanto pelos designers quando pelos artistas", argumenta Pottier ao explicar o conceito que fundamenta a mostra.
O curador conta ainda que a proposta surgiu do convite feito pela diretora do MON, Juliana Vosnika, após o sucesso do projeto "Afinidades", que destacou o trabalho de outros 20 artistas paranaenses. O designer Alberth Murta contribuiu para a seleção dos demais nomes eleitos pela curadoria da mostra, que tem cenografia por Lucas Machado. Todas as peças em exposição são inéditas e foram desenvolvidas especialmente para a mostra "Luz e Espaço".

Bordas

Já na Galeria Zilda Fraletti, foi aberta no último sábado a exposição "Borda". Em cartaz até o próximo dia 20 de agosto, a mostra apresenta a coleção de peças de mobiliário, iluminação e decoração assinadas pela dupla Ana Penso (designer) e Fabiana Queiroga (artista e poeta visual).
Em seu segundo trabalho conjunto, elas destacam o natural e o artesanal ao apresentar cadeira, arandela, pendentes e painel feitos com mais de 100 metros de fita de taboa -- fibra da planta de mesmo nome cultivada na água. Após a colheita, a fibra é tingida naturalmente com casca de araucária e trançada pela comunidade rural de Cerro Azul do projeto Tecendo Histórias.
Ana Penso e Fabiana Queiroga lançam a coleção "Borda", na Galeria Zilda Fraletti
Ana Penso e Fabiana Queiroga lançam a coleção "Borda", na Galeria Zilda Fraletti
"A arte e o design estão ligados por uma ponte tão tênue, tão delicada, que ela fica naquela borda do olhar, para você enxergar com delicadeza. Não é qualquer um que vê, que percebe isso. É isso o que trouxemos para essas peças", comenta a designer Ana Penso. As peças são numeradas e com tiragem limitada.

Serviços

"Luz e Espaço" - Museu Oscar Niemeyer (MON)
  • Data: a partir de 9 de agosto
  • Espaços Araucária e Araucária 2 (3º andar do "olho"). R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba/PR
"Borda" - Galeria Zilda Fraletti
  • Data: até 20 de agosto
  • Design Center Curitiba. Av. do Batel, 1.750 - Batel, Curitiba/PR

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!