Colab

Design

Marcas de design autoral de Curitiba lançam linha de cama encaixável e 100% desmontável

Sharon Abdalla
11/09/2020 19:54
Thumbnail

Foto: Divulgação

Uma colab entre duas das principais marcas de mobiliário autoral de Curitiba resultou em uma peça até então impensada e mostrou que é possível inovar até mesmo sobre algo tão comum ao cotidiano das casas. A Cama Minimal une o melhor das assinaturas da Fitto Design e do Fetiche Design Studio em um modelo limpo, minimalista e completamente encaixável, que não usa nenhum parafuso para sua montagem.
"Reformamos o apartamento e sentimos a necessidade de um produto, pois quando fui procurar a cama no mercado, não vi nenhuma do jeito que eu estava imaginando: baixa, mais perto do chão, que fosse confortável, mas que ao mesmo tempo tivesse um apoio caso precisasse colocar um copo, um livro, que tivesse uma cabeceira limpa. Acabei pensando: por que não propor para a Fitto uma parceria para desenharmos juntos essa cama e criar um produto novo?", lembram os designers Paulo Biacchi e Carolina Armellini, sócios-fundadores do Fetiche.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Desta primeira conversa, no início do ano, até o lançamento da Minimal passaram-se poucos meses - a linha de camas foi apresentada ao mercado no fim de julho. "Mas ela já estava pronta antes. Nós seguramos o lançamento como uma estratégia, para lançá-la no aniversário da Fitto", conta Murilo Linhares, diretor à frente da marca juntamente com o irmão Danilo.

A cama

Lançada em três tamanhos - kids, solteiro e queen -, não demorou para que a Minimal ganhasse também os padrões casal e king, que começaram a ser solicitados pelos clientes já nos primeiros dias após o lançamento.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A rápida resposta ao pedido deve-se ao bom desenho da peça, capaz de ser adaptável a diferentes tamanhos. "Chegamos a pensar em fazer o beliche dela. Mas este é um projeto mais complexo, sobre o qual estamos conversando", adianta Biacchi.
A produção integral de todos os seus componentes dentro da Fitto também contribui para a adaptabilidade do modelo. A cama é fabricada em compensado multilaminado de pinus e parica, prensado pela Fitto com cola que não emite formaldeídos e recebe acabamento em selador e verniz a base d'água.
Outra característica que chama a atenção é a de o modelo ser completamente desmontável, o que facilita seu transporte não apenas nos caminhões de mudanças ou entregas, mas também na subida das camas em elevadores, escadas ou na movimentação delas dentro da própria casa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A montagem, por sua vez, é feita a partir do encaixe das 12 peças pelas quais o modelo é composto. Murilo conta que para os tamanhos kids e solteiro, a pessoa consegue fazer a montagem sozinha, sem utilizar nenhuma ferramenta. Para os modelos maiores, duas pessoas são necessárias. Em ambos os casos, a montagem não leva mais do que inacreditáveis 15 min.
"[É um produto] que está agradando o consumidor final, que não tem formação técnica, e também aos arquitetos, que tem essa formação, são especificadores. Então, ela é uma peça extremamente democrática. Às vezes as pessoas confundem democrático com o valor [do produto], mas o democrático é isso", resume Biacchi.
O designer, que vê a linha Minimal como um dos projetos mais interessantes que o Fetiche já assinou em colab, já planeja novas parcerias com a Fitto para o lançamento de novos produtos. "Quero fazer uma cadeira 100% desmontável, mas que quem olhe não fale que é desmontável. Que ela fique em pé de igualdade com uma cadeira de madeira torneada", adianta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!