Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação| Foto:

Uma colab entre duas das principais marcas de mobiliário autoral de Curitiba resultou em uma peça até então impensada e mostrou que é possível inovar até mesmo sobre algo tão comum ao cotidiano das casas. A Cama Minimal une o melhor das assinaturas da Fitto Design e do Fetiche Design Studio em um modelo limpo, minimalista e completamente encaixável, que não usa nenhum parafuso para sua montagem.

Siga a HAUS no Instagram!

"Reformamos o apartamento e sentimos a necessidade de um produto, pois quando fui procurar a cama no mercado, não vi nenhuma do jeito que eu estava imaginando: baixa, mais perto do chão, que fosse confortável, mas que ao mesmo tempo tivesse um apoio caso precisasse colocar um copo, um livro, que tivesse uma cabeceira limpa. Acabei pensando: por que não propor para a Fitto uma parceria para desenharmos juntos essa cama e criar um produto novo?", lembram os designers Paulo Biacchi e Carolina Armellini, sócios-fundadores do Fetiche.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desta primeira conversa, no início do ano, até o lançamento da Minimal passaram-se poucos meses - a linha de camas foi apresentada ao mercado no fim de julho. "Mas ela já estava pronta antes. Nós seguramos o lançamento como uma estratégia, para lançá-la no aniversário da Fitto", conta Murilo Linhares, diretor à frente da marca juntamente com o irmão Danilo.

A cama

Lançada em três tamanhos - kids, solteiro e queen -, não demorou para que a Minimal ganhasse também os padrões casal e king, que começaram a ser solicitados pelos clientes já nos primeiros dias após o lançamento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A rápida resposta ao pedido deve-se ao bom desenho da peça, capaz de ser adaptável a diferentes tamanhos. "Chegamos a pensar em fazer o beliche dela. Mas este é um projeto mais complexo, sobre o qual estamos conversando", adianta Biacchi.

A produção integral de todos os seus componentes dentro da Fitto também contribui para a adaptabilidade do modelo. A cama é fabricada em compensado multilaminado de pinus e parica, prensado pela Fitto com cola que não emite formaldeídos e recebe acabamento em selador e verniz a base d'água.

Outra característica que chama a atenção é a de o modelo ser completamente desmontável, o que facilita seu transporte não apenas nos caminhões de mudanças ou entregas, mas também na subida das camas em elevadores, escadas ou na movimentação delas dentro da própria casa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A montagem, por sua vez, é feita a partir do encaixe das 12 peças pelas quais o modelo é composto. Murilo conta que para os tamanhos kids e solteiro, a pessoa consegue fazer a montagem sozinha, sem utilizar nenhuma ferramenta. Para os modelos maiores, duas pessoas são necessárias. Em ambos os casos, a montagem não leva mais do que inacreditáveis 15 min.

"[É um produto] que está agradando o consumidor final, que não tem formação técnica, e também aos arquitetos, que tem essa formação, são especificadores. Então, ela é uma peça extremamente democrática. Às vezes as pessoas confundem democrático com o valor [do produto], mas o democrático é isso", resume Biacchi.

O designer, que vê a linha Minimal como um dos projetos mais interessantes que o Fetiche já assinou em colab, já planeja novas parcerias com a Fitto para o lançamento de novos produtos. "Quero fazer uma cadeira 100% desmontável, mas que quem olhe não fale que é desmontável. Que ela fique em pé de igualdade com uma cadeira de madeira torneada", adianta.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]