i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Design

Estúdio curitibano lança coleção de móveis para home office com venda em gigante da decoração

  • PorIsadora Rupp, especial para a HAUS
  • 27/01/2021 18:21
Mesa BIO
A Furf desenhou uma escrivaninha compacta, mas que respeita regras ergonômicas.| Foto: Paulo Pedroso/Abruzzo Studio

Adaptar a casa para trabalhar foi uma mudança rápida que, quem teve a possibilidade de atuar em home office neste período de pandemia, precisou resolver. É aí que surgiram questões como espaço e ergonomia de menos. Fora o receio de investir em um móvel que, talvez em um futuro próximo, ficasse inutilizado.

Pensando nessas demandas e levando em conta o fato de que a casa vem antes do escritório, os designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio, assinaram para a Tecnoflex, empresa especializada em mobiliário corporativo, a coleção BIO.

Siga a HAUS no Instagram

São móveis ergonômicos e adequados para o trabalho em casa, mas também multifuncionais e com cuidado nos acabamentos e detalhes, que podem transitar entre diversos usos e ambientes.

A coleção completa da Furf Design Studio para a Tecnoflex. Foto: Abruzzo Studio.
A coleção completa da Furf Design Studio para a Tecnoflex. Foto: Abruzzo Studio.

A coleção, que conta com uma escrivaninha, uma estante/rack, uma mesa/banco e um armário de nicho será vendida na Westwing, gigante do setor de decoração. O foco da Tecnoflex foi justamente apostar na venda on-line, tanto que também já disponibilizou os móveis desenhados pela Furf em seu e-commerce.

"Quando fazemos um resgate histórico, antigamente se trabalhava muito em casa. Como a tecelagem e a costura, por exemplo. E aí a estética do mobiliário feito para escritório é um ruído estético, não faz sentido colocar um móvel frio dentro de casa. Por isso, primeiro olhamos o interior da casa, e aí criamos móveis para isso. Abraçamos muito a ideia do híbrido, que harmonize com o restante" destaca Brenner.

Outro foco da dupla de designers para as coleções com a Tecnoflex foi a de fazer móveis que combinem entre si. "Como uma roupa que harmoniza com todo o resto do guarda-roupa, e você não precisa ficar pensando muito para combinar" exemplifica Brenner.

Mesa BIO
A Furf desenhou uma escrivaninha compacta, mas que respeita regras ergonômicas. | Paulo Pedroso/Abruzzo Studio

Biofilia

Termo popularizado pelo etimologista e biológo norte-americano Edward Osborne Wilson, a biofilia, que, ao pé da letra significa "amor à vida", é descrita pelo autor como uma tendência natural de voltarmos a atenção para as coisas vivas.

No design e na arquitetura, trazer essa ideia ao projeto é colocar cores e acabamentos inspirados na natureza, o que auxilia no bem-estar. "Hoje o mobiliário para o posto de trabalho está bem evoluído na questão ergonomia, mas ainda precisamos avançar no cuidado com a mente. E o conceito da biofilia se encaixa perfeitamente" acredita Brenner.

A escrivaninha formatada pela Furf, por exemplo, conta com um pequeno círculo em um dos cantos para que seja encaixada uma planta (um vaso de cerâmica de uma olaria curitibana, que se encaixa perfeitamente na mesa, também será vendido junto com a coleção).

O banco pode ser usado como mesa de apoio para trabalhar do sofá ou como banco em qualquer espaço. Foto: Abruzzo Studio.
O banco pode ser usado como mesa de apoio para trabalhar do sofá ou como banco em qualquer espaço. Foto: Abruzzo Studio.

Segundo Brenner, a ideia do detalhe surgiu de uma pesquisa dos designers com os escritórios das casas das pessoas. "A gente pedia para as pessoas mandarem algumas imagens do posto de trabalho e, na grande maioria, tinha planta e verde", conta. "Nós gostamos de levar a natureza para o lar e, com essa função do vaso dentro das peças, conseguimos incentivar isso", acredita Noronha.

O móvel conta ainda com uma tomada em cima do tampo e foi feita com as medidas mais compactas possíveis, porém, respeitando a ergonomia; foram feitos diversos estudos e protótipos até chegar na medida ideal. Outro aspecto foi a de deixar a peça com menos "cara" de escrivaninha, tornando-a mais funcional. "Ela pode servir como aparador ou como mesa multiuso no futuro" , sugere Brenner.

Mobilidade

Outra criação da Furf para a linha BIO foi um banco-mesa em que é possível a pessoa encaixar perto do sofá na hora de mudar os ares no home office, ou, utilizá-lo como um banco em qualquer outro espaço da casa, e até mesmo junto da escrivaninha. "A gente acha que móvel quando é bom, ele é móvel mesmo, no sentido de poder ser levado de um lugar ao outro, não ser estático", ressalta Brenner.

A estante-rack tem a mesma ideia: o estudo para que ela funcionasse bem como ambos foi "milimétrico", diz o designer.

A estante-rack na versão para apoio da tevê: multifuncionalidade. Foto: Abruzzo Studio.
A estante-rack na versão para apoio da tevê: multifuncionalidade. Foto: Abruzzo Studio.

A peça conta ainda com dois módulos para que funcione como espaços de gavetas e semi-círculos para organizar a fiação quando o móvel for utilizado como rack. "O diâmetro é exatamente igual ao espaço para o vaso da escrivaninha. São brincadeiras estéticas que pouca gente percebe, mas que temos obsessão", fala Brenner.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.