Cerâmica

Design

Prêmio Design for a Better World apresenta troféu para 2022; inscrições estão abertas

Flávia Schiochet, especial para HAUS
19/08/2022 16:28
Thumbnail

Detalhe da estatueta do Curupira criada por Gustavo Greco | DFBW/Divulgação

Seguindo a tradição recém-estabelecida, o troféu da premiação Design for a Better World (DFBW) é criado por diferentes mentes e mãos a cada ano. A proposta deve seguir o formato, tamanho e volume original da estatueta criada pela Furf Design em 2021, que retrata a figura mitológica brasileira Curupira, com os pés para trás, em um objeto com cerca de 23 cm de altura.
"A proposta é que a cada ano seja customizado por um novo criativo que atue no mercado", explica Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design (CBD), entidade responsável pela organização do prêmio. "O CBD, junto da Furf, passou o bastão para a Greco Design este ano. No ano que vem, vamos decidir junto com o Gustavo quem convidar", completa.
Troféu para a segunda edição do prêmio Design for a Better World, criada por Gustavo Greco
Troféu para a segunda edição do prêmio Design for a Better World, criada por Gustavo Greco
O convite a Gustavo Greco, à frente da Greco Design, foi feito em fevereiro e os primeiros testes foram em maio e junho. "A gente não teve vários testes porque o primeiro deu certo", ri Greco. A matéria-prima do primeiro troféu, feito pela Furf, foi micélio e, na edição de 2022, a escolha de Greco foi pela cerâmica. O material tem tudo a ver com a proposta do DFBW: além de ser natural, a massa deve passar pelo fogo, elemento símbolo do Curupira. "O processo de produção das cerâmicas está presente na história de Minas Gerais e é patrimônio cultural do estado", contextualiza o designer.
Estatuetas antes de irem ao forno
Estatuetas antes de irem ao forno
A nova estatueta tem três cores e foi executada pel'O Ateliê de Cerâmica, de Contagem, Minas Gerais. Foram feitos moldes de gesso a partir de uma matriz de plástico, impressa em 3D, apenas para fazer a forma. Para a fabricação dos troféus, foram usadas massas cerâmicas novas, misturadas e recicladas, provenientes dos processos cotidianos d'O Ateliê, para encontrar diferentes tonalidades.
A aplicação ao molde foi manual, para que as cores se misturassem. "O resultado é um aspecto visual de sobreposições e camadas geológicas e troféus com variações no uso dos pigmentos, fazendo com que cada um tenha suas peculiaridades", diz Greco.
Moldes de gesso preenchidos manualmente no O Ateliê de Cerâmica, em Minas Gerais
Moldes de gesso preenchidos manualmente no O Ateliê de Cerâmica, em Minas Gerais

A premiação

O prêmio Design for a Better World é uma iniciativa do Centro Brasil Design desde 2021, e premia soluções que impactam positivamente a sociedade. São seis categorias: design; design gráfico; design digital e user experience (UX) e user interface (UI); comunicação on e offline; arquitetura e construção; e cidades e conceito.
As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 2 de setembro e custam R$ 390. Em 2021, foram premiadas 47 iniciativas, das quais 15 receberam o prêmio máximo.
A quantidade de estatuetas a ser produzida pela Greco Design e O Ateliê de Cerâmica será decidida após o júri fazer sua seleção. "O júri é soberano. Ano passado foi difícil, muita coisa boa teve que ficar de fora. Acabamos premiando entre 20 e 30% dos inscritos", recorda Letícia. O resultado da segunda edição do DFBW será anunciado em cerimônia on-line no dia 30 de novembro.
Os vencedores do DFBW poderão usar o selo da premiação em seus projetos e têm isenção de taxa na inscrição no iF Design Award, um dos principais prêmios de design do mundo. Os projetos vencedores também são incluídos em um e-book e em um índice de soluções para um mundo melhor.

Serviço

Prêmio Design for a Better World Award

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!