International Design Awards

Design

Prêmio internacional elege decoração de restaurante de Curitiba como a melhor do Brasil

HAUS
10/02/2021 15:37
Thumbnail

Projeto do escritório Guilherme Bez para a Ox Room Steackhouse foi premiado no IDA, na categoria design de interiores. | Eduardo Macarios/Divulgação

Prêmio que reconhece e promove talentos de design, arquitetura e design, o International Design Awards (IDA) tem entre os ganhadores o escritório curitibano Studio Guilherme Bez, que assina o projeto de design de interiores da churrascaria OX Room Steakhouse, também na capital paranaense, que foi eleita o restaurante brasileiro com a melhor decoração.
O escritório recebeu o troféu de bronze na categoria design de interiores. É o único projeto brasileiro reconhecido nesta categoria do IDA, que ocorre desde 2007 e reúne projetos de todo o mundo.
A premiação, de Los Angeles, nos Estados Unidos, comunicou o escritório do prêmio na semana passada. É o IDA, por meio de uma banca com profissionais da área, quem seleciona os projetos que podem concorrer. "Tivemos essa bela notícia", diz Bez. O Studio recebeu um certificado, um selo IDA Awards e deve ganhar também uma estatueta; antes da pandemia, havia uma premiação ao estilo "Oscar". "Estamos para receber a estatueta, mas ainda não sabemos como", brinca o arquiteto.
Parte externa traz sensação "flamejante" por meio da iluminação. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.
Parte externa traz sensação "flamejante" por meio da iluminação. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.
O time responsável, liderado por Guilherme, foi composto pelas profissionais Rafaela Nunes de Oliveira, Paola Moraes Costa, Ana Paula Bim e Amanda Schwarz.
Realizado há dois anos, o interior do restaurante, uma combinação de churrascaria, lounge e bar, mistura os estilos rústico, contemporâneo e industrial. A equipe levou três meses na execução de todos os detalhes do interior do estabelecimento. A obra durou um ano.
Um dos ambientes que o arquiteto destaca é o garden na parte de trás da casa, que é semi-aberto, com cobertura de vidro. O espaço conta ainda com dois murais da artista visual Rosângela Grafetti. "Ela ficou mais de um mês e meio pintando e trabalhou muito com o florido. Ela pincelou alguns brilhos para deixar mais sofisticado também".
Garden do OX Room Steakhouse, com murais da artista Rosângela Grafetti. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.
Garden do OX Room Steakhouse, com murais da artista Rosângela Grafetti. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.
O ambiente como um todo traz elementos que geram a sensação do "flamejante", com representações de brasas brilhantes e de lava vulcânica por meio da iluminação móvel de fitas de neon. Madeira reciclada de trilhos de trem, reaproveitamento de materiais que já existiam na casa, banho de cobre em lenhas de madeira e uma adega no hall de entrada, também desenhada pelo estúdio, são outros elementos do projeto.
Na parte do bar, a iluminação em movimento dá a ideia de chamas. O Studio Guilherme Bez também criou uma "nuvem" com lenhas de madeira que fica em movimento.
O bar do Ox Room Steakhouse. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.
O bar do Ox Room Steakhouse. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!