Alto mar

Design

Iate de luxo com jardim e horta a bordo tem emissão de carbono reduzida e sistema de dessalinização

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
06/12/2021 13:10
Thumbnail
Em fevereiro do ano passado, o mundo náutico e o financeiro entrou em polvorosa com o anúncio da compra, por parte do multimilionário Bill Gates, do primeiro iate movido a hidrogênio do planeta. A notícia foi desmentida pela empresa que havia apresentado o protótipo bem como por pessoas próximas ao magnata americano. Quase dois anos depois, o lançamento de um novo iate superluxo volta a estremecer -- no bom sentido -- o mercado. Desta vez, com um conceito de embarcação inteiramente carbono neutro, com controle de emissão de gases quantificados, monitorados e registrados anualmente, de 110 metros e ainda com um jardim interno.
O protótipo do VY-01, do escritório de design alemão 3Deluxe, foi apresentado, pela primeira vez, durante o Mônaco Yacht Show 2021 e já é um dos iates mais desejados pelo público.
Luz natural é protagonista no projeto do superiate.
Luz natural é protagonista no projeto do superiate.
A palavra de ordem é o design sustentável. A luz natural é protagonista e invade todo o interior do iate graças ao recurso de persianas laterais revestidas por células fotovoltaicas transparentes, que também são fonte de energia para o funcionamento do ar-condicionado e iluminação artificial. Controladas por sensores, elas são fechadas em caso de mau tempo, o que faz com que o superiate ganhe uma aparência compacta.
 Persianas laterais revestidas por células fotovoltaicas são fonte de energia para a embarcação.
Persianas laterais revestidas por células fotovoltaicas são fonte de energia para a embarcação.
A bordo, tudo foi pensado para reduzir as emissões e o consumo energético ao mínimo graças aos painéis solares instalados em 470 metros quadrados no deck. Toda a água usada na embarcação provém do mar, graças a um sistema de dessalinização.
Jardim e horta integram o projeto do superiate.
Jardim e horta integram o projeto do superiate.
Os espaços internos são sinônimo de luxo e conforto e a poluição sonora é mínima devido aos motores elétricos silenciosos. A cabine principal tem vista para o mar e para o "jardim flutuante do Éden”, assim nomeado pelos designers, e que também serve de estufa e horta. As principais características do layout de plano aberto incluem ainda áreas de entretenimento, cozinha e quartos para hóspedes.
 Protótipo do VY-01 foi apresentado durante o Mônaco Yacht Show 2021. 
Protótipo do VY-01 foi apresentado durante o Mônaco Yacht Show 2021. 
“A mudança climática impulsionou as empresas e indústrias a repensarem o impacto ambiental de seus produtos. No caso do setor náutico, tentamos romper com muitas convenções de design dos iates e, em vez disso, [apostar em] uma filosofia de projeto voltada para a natureza", comentam os profissionais do 3Deluxe, responsáveis pelo conceito do VY.01, que incluíram na popa um solarium e uma piscina de água salgada com fácil acesso.
O superiate será movido por células de combustível acionadas por hidrogênio e recarregadas por biometanol, para um alcance de 3.240 milhas náuticas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!