iF Design

Design

“Oscar” do design mundial abre inscrições e anuncia mudanças na avaliação

HAUS
17/04/2020 15:43
Thumbnail

Foto: Divulgação

O iF Design Award, considerado a principal premiação do setor, está com inscrições abertas para sua edição 2021, que trará novidades. Além de novas categorias, a organização anunciou mudanças no processo de julgamento para a escolha dos projetos que receberão o "Oscar" do design mundial.
A primeira delas é a inserção de uma fase de pré-seleção online dos projetos, na qual o júri se reunirá por meio de uma ferramenta virtual para destacar os melhores 50% entre todos os inscritos.
Estes, então, deverão ser enviados a Berlim onde, em março do próximo ano, cerca de 50 especialistas em design do mundo todo que compõem o júri irão avaliá-los presencialmente para indicar os vencedores. A intenção, segundo nota divulgada pelo evento, é que a divisão do processo de júri em etapas reduza os custos logísticos para os participantes e torne a premiação mais eco-friendly, uma vez que reduzirá a pegada de carbono decorrente dos envios dos projetos para a Alemanha.
Tesoura desenvolvida pela "Valkiria Inteligência Criativa para Faber-Castell está entre os 30 projetos brasileiros premiados pelo iF Design em 2020. Foto: Divulgação
Tesoura desenvolvida pela "Valkiria Inteligência Criativa para Faber-Castell está entre os 30 projetos brasileiros premiados pelo iF Design em 2020. Foto: Divulgação

Avaliação

O processo de avaliação, por sua vez, estará baseado em cinco critérios principais, além de subcritérios adicionais. Serão eles:
  • Ideia: a proposta é relevante?; é adequado à finalidade?
  • Forma: estética; apelo emocional; execução, ideia.
  • Função: usabilidade; eficiência; benefício ao usuário.
  • Diferenciação: inovação; diferenciação da marca.
  • Impacto: benefício social; sustentabilidade.
Imagem: iF Design Award/reprodução
Imagem: iF Design Award/reprodução
De acordo com a organização do prêmio, isso tornará o processo de julgamento mais objetivo, consistente e transparente, uma vez que os participantes receberão um score com os pontos que seu projeto recebeu em cada um dos cinco critérios avaliados e poderá compará-los com outros, inclusive de categorias distintas.

Categorias

Além das sete categorias convencionais: produto, embalagem, comunicação, design de interiores, design de serviço, arquitetura e conceito profissional, a organização do prêmio incluiu outras duas, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI).
“Graças às novas implementações, seguimos em desenvolvimento contínuo e consistente, o que ressalta o papel do iF como um dos líderes de grande confiança em premiações internacionais de design. Com as duas novas disciplinas, UX e UI, estamos respondendo às demandas atuais para colocar o design cada vez mais centrado no usuário e no cliente", avalia em nota o CEO do iF Design Award, Ralph Wiegmann.
Para que os participantes possam apresentar e defender seus projetos, o iF Design também promoveu atualizações no sistema de registro das inscrições. Agora, é possível incluir mais fotos e textos para cada um dos critérios a serem avaliados, além de arquivos em PDF, vídeos e links.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas com desconto até 26 de junho, com prazo final em 01 de dezembro de 2020. A cerimônia de premiação, a ser realizada em Berlim, está prevista para 10 de maio de 2021.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!