Design

Design

Anfitriã do ‘Oscar’ do design, alemã iF Design muda direção depois de 25 anos

Luan Galani
20/03/2021 16:37
Thumbnail

Ralph Wiegmann passa o bastão da direção da iF Design para Uwe Cremering | Jannes Frubel

Reconhecida internacionalmente como uma das principais fomentadoras do design pelo mundo e entidade responsável pela premiação que é batizada de ‘Oscar’ do setor, a instituição alemã iF International Forum Design, também conhecida na versão resumida de iF Design, estará sob nova direção a partir de junho de 2021. Depois de 25 anos na "boleia" do iF, o alemão Ralph Wiegmann, 64 anos, está de saída para se aposentar. A decisão foi revelada com exclusividade no Brasil para a HAUS.
“Agora vou ter tempo para aproveitar muitas coisas. Ir a lugares que eu já fui, mas que ainda não conheço de verdade. Passar um tempo na ilha de Mallorca, desfrutando da minha casa e da companhia de amigos. Vou também começar uma pequena consultoria para descobrir novos talentos nas áreas em que eu amo: relógios e vinhos. E, claro, seguir o que está acontecendo na comunidade do design. Inclusive com as pessoas maravilhosas que conheci no Brasil”, confidencia Wiegmann, que teve um papel decisivo para o sucesso do iF Design, em entrevista por e-mail.
Ele foi responsável por colocar a instituição no mapa dos grandes players globais do design e por conseguir antecipar a importância que os países asiáticos teriam neste mercado. “Eu coloquei um foco na Ásia 20 anos atrás. Claro, eu não sabia que o continente iria se tornar uma parte tão importante para o design tão rapidamente, mas foi uma espécie de intuição”, conta Wiegmann, que já atuou também na Deutsche Messe como diretor de projeto e como membro do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid, na sigla em inglês), hoje chamado de Organização Mundial do Design (WDO, na sigla oficial).

Inovação e colaborações inéditas

Quem pega o bastão é o também alemão Uwe Cremering, 50 anos, que por décadas atuou na Sennheiser, uma das fabricantes mais importantes do mundo de microfones e fones de ouvido, e que foi figura central para as inovações de áudio imersivo, inaugurando, inclusive, colaborações inéditas com Pink Floyd e Magic Leap. Direto de Hannover, Cremering também falou com exclusividade para a HAUS. “Vejo uma oportunidade fantástica em meu novo papel. iF Design já é uma das maiores plataformas do mundo para o design. Um dos meus objetivos será oferecer um palco promocional ainda maior para os vencedores do iF Design Award e do iF Design Talent Award. Isso pode ser online e offline. E vamos continuar a melhorar a participação e o processo do júri com mais opções digitais. E, claro, manteremos a força do prêmio com transparência total no processo de seleção”, garante o novo diretor-geral da empresa alemã.

Opiniões do novo Diretor-Geral

Segundo Cremering, o design finalmente conquistou um papel central nos processos de inovação da forma como ele merece. “Grandes consultorias, como a McKinsey, enxergam o design como uma força estratégica para gerar negócios e desenvolver as marcas”, ensina. “Por muitos anos o design era encarado como apenas deixar as coisas bonitas. Mais e mais empresas estão aprendendo que elas precisam de uma visão holística e centrada no consumidor para seus produtos e serviços.
Designers são treinados para entregar essa perspectiva e traduzir em resultados tangíveis”, afirma Cremering, que conhece bastante sobre design de produto, design de embalagem e comunicação, mas também é um entusiasta da arquitetura, do design de interiores e do design de serviço, como ele revela durante a reportagem.
Questionado sobre a diferença na maneira de produzir design entre a China e os países da Europa, Cremering defende que o design hoje em dia é global. “Times e estilos são multinacionais. A Ásia em si é muito diversa também. Acho que seria um erro discutir diferenças nacionais ou regionais. Nesse mundo pós-moderno, o que vale é a solução, não importa de onde ela venha, e tudo coexiste um próximo ao outro mais em reinados virtuais do que em locais físicos específicos.”
Quando o Brasil é o tema da conversa, o novo diretor- -geral do iF confessa que não é um grande conhecedor da comunidade de design brasileira. “Mas quero muito aprender e espero visitar o Brasil em breve, principalmente porque o seu país é reconhecido por uma criatividade vívida, o que pode ser comprovado com os resultados anuais de empresas brasileiras que recebem o iF Design Award”, frisa. Cremering acredita ainda que o apego do brasileiro pela linguagem modernista no design de mobiliário é um ponto forte, e não uma fraqueza que possa limitar a criatividade. “Mas se [as pessoas ou críticos] identificam que desejam mudar um pouco essa forma, a melhor maneira é pensar em como evoluir, ou propor uma abordagem disruptiva”, sugere.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!