Design

Importante arquiteto brasileiro assina luminária irreverente em homenagem a Tom e Jerry

Luciane Belin*
05/04/2019 14:32
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Se chama Jerry! a luminária assinada pelo studio mk27 , com autoria do designer e arquiteto Marcio Kogan e co-autoria do arquiteto Pedro Ribeiro, a pedido da marca espanhola Parachilna.
Vendida com exclusividade na Puntoluce, a luminária de chão foi criada com inspiração na infância, com a proposta de evocar as memórias das épocas de criança. Durante o processo criativo da peça, foram resgatadas referências arquitetônicas do universo dos desenhos infantis, como o clássico Tom e Jerry.
O formato de Jerry remete à linha lúdica e arquitetônica da famosa entrada da casa de rato, o clássico recorte em arco feito na parede da casa. A chapa de alumínio branca cortada a laser de 1,40m por 80cm funciona como uma dobradura da parede na qual está apoiada.
A dobradura cria uma tridimensionalidade, a luminária se transforma em escultura. Todo o sistema elétrico e de iluminação localizam-se na parte de trás aproveitando o espaço criado entre o plano ortogonal fixo na parede e a placa de alumínio levemente inclinada.
A iluminação, difusa e quente, se dá pela porta, na base do objeto, e na parte superior da placa. O resultado final é uma luz tranquila e relaxante, de acordo com o Kogan.
Com estrutura em alumínio, a peça é feita em voltagem 230v e é recomendada para uso na decoração interna da casa.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!