Design

Instituto abre inscrições de prêmio de design que dará bolsas de estudo no exterior

HAUS
12/05/2019 20:52
Thumbnail

Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foto: Nelson Kon/Divulgação

E mais uma vez o design voltou a ser foco do Instituto Tomie Ohtake. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição vai promover o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, concurso voltado a estudantes universitários. A ideia do prêmio é que os trabalhos sejam guiados pela temática, e não por categorias de inscrição específica. Ou seja: ganham pontos as propostas interdisciplinares, que acontecem dialogando com outros campos de ensino. Neste ano, o tema a ser trabalhado nos projetos deste ano é “CIRCULAR”.
“Projetar hoje, tendo em vista uma economia circular, é prever reaproveitamentos, usos futuros, novas instâncias de produção e consumo. Da moda ao design de objetos e produtos, a reciclagem e o upcycling tem aberto uma profícua gama de possibilidades”, explica a jurada do prêmio Priscyla Gomes. Além dela, o júri tem mais seis integrantes: Guilherme Falcão, Indaia Militão da Silva, Luiza Crosman, Luís Antônio Jorge, Pedro Moraes e Rodrigo Ohtake.
As inscrições estarão abertas de 16 de maio a 8 de outubro diretamente pelo site. Elas estão disponíveis para alunos matriculados em cursos técnicos ou de nível superior, ou graduados há até dois anos.
Os projetos finalistas recebem R$ 5 mil para execução do projeto, e ganham espaço tanto na exposição realizada pelo instituto quanto no catálogo do prêmio. Na abertura da exposição, serão anunciados três vencedores, que ganham bolsas de estudo no exterior.
Mais informações e edital podem ser conferidos aqui.
Tesse – capa protética, assinada por Ana Cristina Cabral Wasen e Heloísa Seratiuk Flores (UFPR), foi uma das vencedoras da primeira edição do prêmio. Foto: Divulgação
Tesse – capa protética, assinada por Ana Cristina Cabral Wasen e Heloísa Seratiuk Flores (UFPR), foi uma das vencedoras da primeira edição do prêmio. Foto: Divulgação

Evento de abertura das inscrições

Na quinta-feira (16), às 19h, a abertura das inscrições acompanham um evento gratuito promovido pelo instituto, em São Paulo. Três convidados irão palestrar sobre Design Contemporâneo, debatendo também a temática desta edição do prêmio: Marta Porto, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura e curadora de exposições e projetos artísticos; Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista, ex-Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. A mediação será de Priscyla Gomes, curadora do Instituto Tomie Ohtake.
O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, em São Paulo (SP).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!