i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Design de móveis

Ivan Wodzinsky lança peças de mobiliário autorais em homenagem a Curitiba

  • Por Luan Galani
  • 04/03/2020 14:11
Imagens: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Imagens: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação| Foto:

O arquiteto catarinense radicado em Curitiba Ivan Wodzinsky agora se joga de cabeça também no design de mobiliário. Ao longo da carreira de mais de 20 anos, o profissional desenhou diversas peças exclusivas para clientes. Mas agora é a primeira vez que lança suas peças para o grande público aliado a uma marca nacional, a gaúcha VilleArt, presente em todo o país e também nos Estados Unidos. Ao todo foram cinco mobiliários anunciados pelo arquiteto em fevereiro deste ano na última edição da Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração – , principal evento do segmento de mobiliário e acessórios de decoração da América Latina, em São Paulo.

As peças de alto padrão rendem homenagem a diversos pontos emblemáticos de Curitiba, como a Ópera de Arame – teatro de vidro e ferro de autoria do arquiteto Domingos Bongestabs –, a Rua XV de Novembro da dupla curitibana de arquitetos Abrão Assad e Jaime Lerner, o tradicional bairro italiano São Lourenço, e os badalados Batel e Champagnat.

Siga a HAUS no Instagram!

Criado-mudo São Lourenço, assinado por Ivan Wodzinsky para VilleArt, em recouro e laca, destaca-se pelo comprimento diferenciado. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Criado-mudo São Lourenço, assinado por Ivan Wodzinsky para VilleArt, em recouro e laca, destaca-se pelo comprimento diferenciado. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação

"Desenvolvi objetos com simplicidade, mas sem perder a elegância, a sobriedade e a atemporalidade. Uma verdadeira alfaiataria no mobiliário", define o arquiteto em entrevista para HAUS.

Entre as criações, a mais imponente é a mesa Ópera de Arame, super extensa e cheia de ângulos arredondados, que parecem flutuar sobre os pés vazados mais delgados. A estrutura é em madeira com laca, base de recouro cru e tampo de vidro.

Mesa Ópera de Arame celebra a arquitetura da estrutura tubular de ferro de Curitiba. Foto: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Mesa Ópera de Arame celebra a arquitetura da estrutura tubular de ferro de Curitiba. Foto: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação

Outra mesa da coleção é a coffee table Champagnat, que chama atenção pela base circular com gargalo dourado, criando um contraste de espessuras.

As criações de Wodzinsky incluem ainda o Balcão Batel, todo em recouro, tampo de vidro e espelhado por dentro, com pés em acrílico, que dão a impressão do móvel estar suspenso.

Balcão Batel que parece flutuar com os pés translúcidos. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Balcão Batel que parece flutuar com os pés translúcidos. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
 Detalhe do Balcão Batel. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Detalhe do Balcão Batel. Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação

E o Balcão XV, desenvolvido em homenagem à Rua XV, uma das primeiras ruas fechadas para pedestres do mundo. O móvel tem seu grande diferencial na altura, cerca de 40 centímetros maior que o convencional, proporcionando um conforto ainda maior no dia a dia para os moradores. A estrutura é em tubo de aço maciço e superfície em recouro.

Balcão XV. Imagem:  Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação
Balcão XV. Imagem: Imagem: Ivan Wodzinsky Design/Divulgação

O arquiteto confidencia à reportagem que tem mais de 200 novas criações guardadas. Os produtos estarão à venda em Curitiba na loja Ton Sur Ton.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.