"Design de Pijama"

Design

Projeto explica a cápsula do Kinder Ovo e as pequenas revoluções do design no dia a dia

Luan Galani
25/08/2020 20:45
Thumbnail

Em um dos episódios de “Design de Pijama”, Chiara Alessi conta a história do Kinder Ovo e porque ele tem aquele formato que todos conhecemos. Foto: Twitter/Reprodução

A jornalista italiana Chiara Alessi - e bisneta de Alfonso Bialetti, que inventou a cafeteira Moka em 1933 - viralizou recentemente na internet tanto no Brasil quanto na Itália por destrinchar a história e o design de objetos, móveis e máquinas icônicas do dia a dia, como carros da Fiat e o amado Kinder Ovo.
A ideia para o projeto, batizado de "Design de Pijama", surgiu durante o lockdown para conter o novo coronavírus. Chiara resolveu aproveitar o tempo de isolamento social para resumir as histórias de vários objetos que fazem parte das nossas histórias de vida.
"Antes do lockdown, eu estava trabalhando em uma espécie de inventário dos 80 objetos mais significativos da história italiana do século 20. São coisas que têm a ver com design, mas não apenas isso", explicou Alessi em entrevista à Agência Italiana de Notícias, ressaltando que teve a ideia de contar para cada item "uma pequena e significativa história" com "aspectos negligenciados, anedotas e curiosidades".
A iniciativa se espalhou pelo Brasil depois que o Consulado-Geral da Itália em São Paulo, o Instituto Italiano de Cultura na capital paulista (IIS-SP) e o Instituto Europeu de Design (IED) postaram diversos vídeos traduzidos para o português.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!