Design

Jovem paranaense desponta para o design mundial com prêmio na Alemanha

Sharon Abdalla
03/04/2017 22:52
Thumbnail
A dificuldade de encontrar nas lojas especializadas os móveis que buscava para seus projetos de interiores foi o que motivou o arquiteto e designer paranaense Paulo Kobylka a lançar suas próprias peças de mobiliário. Uma das mais recentes delas, a poltrona PK6, rendeu ao londrinense de 33 anos a menção honrosa no European Product Design Award, que reconhece trabalhos realizados por designers de todo o planeta com o objetivo de resolver problemas ou tornar a vida mais simples.
Lançada no segundo semestre do ano passado, a poltrona faz dupla com o sofá PK7 e tem como destaque o conceito industrial, marcado pelo metal aparente e tubular de sua estrutura e pela tela ondulada utilizada no encosto.
“Inicialmente, desenhei o sofá PK7 para uma amiga, que tem um salão de beleza. Como tinha familiaridade com estes materiais, devido a um trabalho anterior que desenvolvi na UEL, optei por eles. Quando você conhece a técnica do material fica livre para trabalhar a estética dele. Então, tentei extrair ao máximo esta estética”, explica Kobylka.

Reconhecimento

Este não foi o primeiro reconhecimento que Kobylka conquistou por seu trabalho com mobiliário – ele também assina projetos de arquitetura e interiores. O jovem designer já havia recebido outra menção honrosa no German Design Award pelo sofá PK1, que desenhou para o projeto de interiores da casa de sua mãe, Elzira Kobylka.
Inspirado nos elementos estruturais em concreto, o sofá possui parte do seu assento em balanço e “pontos de desencontros” entre os volumes, o que cria espaços para que comporte objetos de decoração e livros, por exemplo.
“Quando estava fazendo o projeto da sala da minha mãe, não gostava de nada do que via, nada parecia encaixar naquele ambiente. Então pensei: por que não desenho o sofá? Foi assim que desenhei minha primeira peça”, recorda o designer.

Linha de mobiliário

Juntamente com o PK1 “nasceu” o sofá PK2, que pode ser utilizado em conjunto com o primeiro formando um “L”. O segundo móvel assinado por Kobylka foi a mesa PK3, seguida dos pufes PK4 e PK5. As peças são compostas por almofadas empilhadas, amarradas com um cinto e colocadas sobre rodas.
A premiada poltrona PK6 e o sofá PK7 estão entre os mais recentes trabalhos do designer paranaense, que já prepara uma nova linha de mobiliários.
“Estamos divulgando a estante PK10 e finalizando os protótipos de uma nova poltrona e um sofá, a dupla PK8 e PK9, que têm previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. Além disso, planejo lançar peças para outros ambientes da casa, como o banheiro”, sinaliza Kobylka.
Além dos novos desenhos, os apreciadores do trabalho do designer podem esperar novos materiais e inspirações na confecção das peças. Entre eles estão os acabamentos em matelassê e os bordados para os estofados. “Em cada projeto tento inserir algo novo”, resume o designer.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!