Coleção Íris

Design

Lançamento: luminária feita com cogumelos decora e contribui para o crescimento de plantas

Sharon Abdalla
31/01/2022 19:12
Thumbnail
Os biomateriais têm saído dos laboratórios para entrar (e decorar) em nossas casas, trazendo conforto e sustentabilidade para o morar de hoje e do futuro. Com assinatura brasileira, o mais recente lançamento do segmento é a luminária Íris, assinada pela colab entre a Furf Design Studio, a Mush Eco (startup de soluções biotecnológicas) e a Ner Conceito (galeria de iluminação com design brasileiro assinado), todos com sede no Paraná.
Tendo como base uma estrutura em metal, a luminária chama a atenção por sua cúpula, feita a partir de micélio - parte vegetativa dos fungos composta por uma rede de fibras finas, semelhantes a raízes. Raiada, sua forma remete ao sol, a uma flor, uma mandala e à íris dos olhos, de onde vem a inspiração para o nome da coleção da qual faz parte. Além da luminária recém-lançada, a coleção Íris já conta com painéis, nuvens (elementos decorativos) e biombos produzidos com o mesmo padrão e material. Além disso, ela cria um efeito ondulado quando a luz é projetada nas paredes, como conta o designer Mauricio Noronha, da Furf.
Luminária Íris nasce do Colab entre Furf, Mush e Ner Conceito.
Luminária Íris nasce do Colab entre Furf, Mush e Ner Conceito.
Abaixo da mesa de apoio há um segundo ponto de luz, de coloração violeta que, além do efeito estético, possui frequência que favorece o desenvolvimento e o crescimento das plantas. Ela e a iluminação da cúpula funcionam em conjunto ou individualmente.

Material

A pesquisa científica que fez do micélio a matéria-prima que dá forma à luminária e à coleção Íris é realizada pela há cerca de quatro anos. A startup desenvolve soluções de uso para o subproduto da agroindústria, geralmente destinado à cobertura de solo ou como material de queima, para a geração de energia ou calor, transformando-o em matéria-prima sustentável (carbono zero).
Isso se dá porque este subproduto atua como um elemento que reproduz as condições nas quais o fungo cresce na natureza - a partir do controle da temperatura, umidade, da inserção de calcário e de outros componentes para torná-lo ideal ao desenvolvimento do micélio - e este crescimento pode ser controlado a partir de moldes, o que faz com que o micélio possa ser transformado em uma diversidade de produtos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!