ADI Design Museum

Design

Mais importante prêmio de design da Europa ganhará museu próprio em Milão

Fernanda Massarotto, especial de Milão para HAUS
26/06/2020 16:56
Thumbnail
Quase 10 anos de espera. Cinco mil metros quadrados dos quais 2,4 mil destinados às áreas expositivas. Um investimento de 9 milhões de euros. O ADI Design Museum - Compasso d’Oro será o maior museu do design da Europa  e abrirá suas portas, em dezembro deste ano, em Milão.
"Esse será um espaço complementar ao do que já existe na Triennale de Milão. Aqui, o design será apresentado não só como um fenômeno criativo mas também pela sua responsabilidade concreta em relação aos profissionais de área e das empresas que têm a incubência de construir um mundo melhor", declarou Attilio Fontana, presidente da ADI (Associação para o Desenho Industrial) ao anunciar a inauguração oficial do espaço para no começo deste ano ano.
A data prevista era para o dia 18 abril, às vésperas do Salão do Móvel 2020,  cancelada devido a pandemia de Covid-19.

O depósito que virou museu

A sede do novo museu é um histórico edifício, construído na metade do século 20, e que, por anos, abrigou um depósito de bondes da rede de transporte milanesa e posteriormente uma central elétrica. A poucos passos do Cemitério Monumental, ponto turístico da cidade, e a 10 minutos do centro, o prédio passou por uma reforma completa. O visitante irá se deparar, logo ao entrar, com um luminoso e fluido túnel de criatividade onde poderá admirar a vasta coleção de objetos  premiados desde 1954 pelo mais importante concurso de design do mundo, considerado o Prêmio Nobel do setor.
As mais de 2,3 mil peças, das quais 350 premiadas, como Zizi, um macaco emborrachado para crianças, de Bruno Munari, a BU, máquina de costura, e Lettera 22, máquina de escrever da Olivetti, ambas de autoria de Marcello Nizzoli, farão parte da mostra permanente do ADI Design Museum.
"Imaginamos e concebemos um espécie de Arca contemporânea onde conservar e eternizar a essência e a qualidade do design italiano", explica Marte Servetto, arquiteta do escritório Migliore + Servetto Architects que juntamente como Ico Migliore e Italo Lupi, é responsável pelo projeto do novo museu, escolhido depois de um concorrido concurso em âmbito nacional. "Nossa intenção é dar o público um museu 'que fala' , que faça com que o visitante seja também protagonista. As estruturas expositivas não devem só colocar em evidência a peça mas criar uma relação com quem está ali para apreciá-la".
O futuro centro cultural do design terá como fio condutor a coleção histórica do Compasso d'Oro ADI, um patrimônio de mais de 60 anos de uma das mais importantes seleções de projetos. Ao redor da galeria central foram concebidos outros espaços comuns como um restaurante, um pátio para eventos, um bookshop, uma cafeteria, além dos depósitos e escritórios das ADI (Associação de design industrial) e da Fundação ADI.
Também será instalada uma biblioteca, salas de reunião e um arquivo histórico onde serão guardados os documentos de mais de sessenta anos sobre o design italiano. "Nosso objetivo é que a estrutura não seja um local, único e exclusivamente, para quem trabalha com o design. Queremos que famílias, apaixonados pela arte, gente curiosa, turistas e estrangeiros sobretudo, venham passar o dia e descubram um pouco mais dessa nossa riqueza", observa Umberto Cabini, presidente da Fundação ADI. "Para isso, estamos pensando em construir percursos interativos além das mostras tradicionais".
A transparência e beleza do museu do Compasso d'Oro se distingue também pelos seus espaços abertos. Cada área do museu se interliga com os ambientes vizinhos. No porão, será instalada uma galeria dedicada aos projetos gráficos e no andar principal onde, além da mostra das peças icônicas,  também se poderá contemplar o trabalho de restauradores que trabalham em um laboratório à vista. O público terá acesso ao museu por duas entradas: pela Via Ceresio e outra pela Via Bramante. O projeto também prevê uma praça arborizada nas imediações.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!