Design

Design

Marca ítalo-brasileira chega ao mercado brasileiro de móveis com peças assinadas a preços acessíveis

Luan Galani
24/05/2022 13:32
Thumbnail
Algumas palavras, mesmo que constem no dicionário, são poucas vezes empregadas. Afinal, não podem ser usadas de forma leviana. Alguns adjetivos e verbos que fazem parte dessa lista são: revolucionar, surpreender, inovar. Mas está justamente aí o grupo de palavras que melhor define o novo momento da DressALL, uma empresa ítalo-brasileira criada em 2013 pelo arquiteto e empresário brasileiro Daniel Ribeiro, 43, e o arquiteto italiano Luigi Mascheroni, 63, coordenador do curso de Design da Universidade de Sanremo. A dupla, que é o principal nome criativo por trás do Decoma Design, escritório que assina peças para gigantes como Porro, Poliform, B&B Itália e Boffi, anuncia em primeira mão para HAUS o lançamento da primeira coleção de mobiliário da marca no Brasil.
É a coleção Eleven (onze, em tradução livre do inglês), que abarca 27 peças, entre mesas, mesas de cabeceira, mesas de centro, estantes, espelhos, luminárias, armários, bares, cristaleiras e racks. No conjunto, os produtos exploram a precisão das proporções e formas, sejam fluidas ou retilíneas, de uma forma lúdica bastante elegante, leve e clean, e fazem uso do alumínio, aço carbono, vidro e tecido, em combinações inusitadas, porém certeiras. São donos de uma flexibilidade de medidas que permite o equilíbrio e o dinamismo entre estética, funcionalidade e ergonomia, tudo isso oferecendo novas abordagens de conectividade e iluminação no mobiliário.
“A Eleven é a primeira coleção produzida e comercializada diretamente por nós. O objetivo de colocar essa bandeira de mobiliário no Brasil é que as pessoas possam desfrutar do conhecimento que temos vinculado à tecnologia. São soluções permeadas pela atmosfera italiana e pela atmosfera brasileira, resultando em produtos permeáveis a essas duas realidades”, explica Ribeiro.
Estante Wally
Estante Wally

Peças de destaque 

Como a coleção modular de estante Wally, em que os círculos iluminados (dimerizados e acionados por assistentes virtuais) lembram os olhos do personagem da Pixar e a superfície pode carregar os celulares por indução. Como os espelhos Óbilo, Plano ou Sole, de diferentes tamanhos e formatos, com iluminação embutida e sensível ao toque. Ou como as mesinhas de centro, lateral, buffet, rack, sapateira e banquinho da linha Beeline, com estrutura em aço carbono e tecido tensionado, trazendo calor para um material tipicamente frio.
Destaque ainda para a luminária Dresslight, que dispensa o fio aparente de energia por ter cabos de aços eletrificados, permitindo um visual mais clean e até mesmo surpreendente, uma vez que as bordas superior e inferior excedem ligeiramente sua caixinha retangular e trazem um efeito interessante e cenográfico na peça. Ainda, a mesa Aurora, com borda levemente inclinada, melhorando consideravelmente a ergonomia, com uma base que permite esticar as pernas.
Chama atenção também a estante Biss, que de forma modular combina nichos flutuantes (com base oculta) e esferas iluminadas que podem mudar a intensidade e a cor. Ou a coleção Chorus, integrada por rack e mesa de cabeceira, com uma estrutura fina que ilumina o móvel sem atrapalhar a visão do usuário, e a estante Zina: fina, metálica, com nichos finos e robustos, ao mesmo tempo, e flutuantes.
Espelho Mirror
Espelho Mirror

Acesso democrático 

O maior trunfo da DressALL, no entanto, está em conseguir trazer todas essas inovações por um preço acessível. É o que poderia se chamar de um mobiliário de alto padrão democrático. “Uma das primeiras premissas nossas ao criar a marca é a abordagem de preço, dando mais acessibilidade à aquisição de produtos de tecnologia e design”, defende Ribeiro. “Identificamos que poderíamos construir um repertório e dar mais acesso a um público que deseja qualidade e tecnologia, mas que se frustrava pelos valores praticados.”
Quer a prova? Apenas um exemplo para despertar sua curiosidade: onde mais no Brasil você vai achar uma mesa de centro assinada, de design ítalo-brasileiro e materiais de altíssima qualidade, por aproximadamente R$ 1.700? Por não ter intermediários na venda e por manter uma margem de lucro tímida, a DressALL chega de fato para balançar o mercado.

Orçamentos instantâneos e 1ª loja em SP 

E como se o preço bem menor do que os praticados pelo setor não fosse atrativo suficiente, a marca construiu seu site para funcionar como uma plataforma de orçamentação instantânea, otimizando a vida de clientes finais e especificadores. “A intenção é ser também um facilitador. Uma ferramenta que permite a customização dos produtos em medidas, cores, acabamentos e iluminação”, esclarece Ribeiro.
A DressALL anuncia em primeira mão para HAUS também o endereço da sua primeira loja física no Brasil. Será em São Paulo, na Rua Harmonia, 350, na Vila Madalena, com previsão de inauguração para agosto deste ano. Ribeiro conta que será um showroom de aproximadamente 200 m². “Por estarmos em um bairro artístico e boêmio, será um espaço onde queremos compartilhar essas experiências de arte, arquitetura e literatura”, diz Ribeiro, que promete uma fachada para lá de especial.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!