Design

Com formatos incríveis, móveis de fibrocimento unem rusticidade e elegância

Luciane Belin*
24/01/2019 13:20
Thumbnail

Foto: Divulgação

A receita até parece simples: cimento, calcário pulverizado, fibrose, água e ar. Aplica-se a mistura sobre um molde preparado para isso e, depois de secar, as peças são lixadas, recebem o acabamento preferido e estão prontos seus móveis de fibrocimento. A realidade, claro, é que o processo todo para a produção dos móveis marcados pela rusticidade e elegância desenvolvidos pela marca suíça Swisspearl é bem mais elaborado do que isso e vem sendo aprimorado desde a década de 1950.
A empresa vem conquistando cada vez mais espaço mundialmente pelas estruturas residenciais e móveis construídos com o fibrocimento – um tipo de cimento composto que utiliza materiais como a fibrose e o calcário pulverizado para criar a densidade e leveza adequados para se chegar ao tipo de produto desejado.
Desde que o fundador da Swisspearl, o ex-marceneiro Willy Guhl, desenvolveu o processo de elaboração do material, em 1954, a técnica passou por várias etapas de aperfeiçoamento até chegar ao que é hoje. Além de finas e resistentes, as peças são sustentáveis, já que podem ser recicladas e transformadas, devido às características do material.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Para criar peças ainda mais exclusivas, a marca convidou designers do mundo inteiro para desenhar móveis e acessórios utilizando o fibrocimento, resultando em peças como a The Seater. O mobiliário projetado pela arquiteta eslovena Tina Rugelj possui espaço para sentar e para apoiar objetos e pode ser fabricado com o assento do lado esquerdo ou direito. Além disso, também é possível juntar dois Seaters espelhados, formando uma espécie de poltrona.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Cloth Table, desenhada por Matteo Baldassari, é outro dos produtos que integra um design exclusivo ao método de fabricação a partir do fibrocimento. A base da mesa é feita com o material por meio de um molde 3D e o tampo é de vidro. Veja no vídeo abaixo o processo completo de fabricação.
A designer suíça Julia von Sponeck também assinou uma linha com seu nome, composta pela Sponeck Chair e a Sponeck Desk. Resistentes à chuva e ao sol, as peças também podem integrar ambientes externos, como varandas e jardins.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Já o design industrial francês Nicolas Lemoigne, por sua vez, assinou o Trash Cube Stool, com a ideia de criar algo funcional aproveitando pedaços de fibras de cimento. O cubo pode ser usado como pufe ou banco e pesa 48 Kg.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A criatividade também pode ser exercida na hora de elaborar um mobiliário de fibrocimento para guardar livros ou usar como estante da sala. A Tetris Shelf, assinada pelo escritório de design suíço Fries & Zumbühl, permite o desenvolvimento de paredes inteiras de estrutura adaptável.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outros produtos desenvolvidos pela marca são cadeiras, bancos, vasos de plantas com diversos formatos, além de objetos decorativos. Apesar de ter representantes em vários países e quase todos os continentes, a Swisspearl ainda não comercializa seus produtos no Brasil.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!