Impacto positivo

Design

18 melhores projetos de design de 2021

Luan Galani
04/01/2022 15:11
Thumbnail
Como definir quais os melhores projetos de design de 2021? HAUS utilizou como termômetro o resultado da primeira edição do prêmio Design for a Better World Award, que deu destaque para soluções que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor.
Dos 47 laureados pela premiação criada pelo Centro Brasil Design (CBD), instituição brasileira que fomenta o design, selecionamos 18, que consideramos as melhores propostas de 2021. Confira!

Tempo de Cuidar, por Stellantis & Cooperárvore

Para comemorar os 15 anos da Cooperárvore — uma cooperativa de moda sustentável que empodera e gera renda aos moradores do bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG), por meio da economia circular — o time de designers da Stellantis colaborou na criação de uma nova coleção de estampas.

Embalagem consciente, por Americanas, West Rock e LAJE

As caixas do e-commerce foram recriadas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular. A nova caixa do projeto Embalagem + Sustentável conta com uma redução de 29% do uso de papelão, de 50% no uso de fita, zero plástico e papelão 100% certificado.

Cadeira Água, por Du Design e Plataforma 4

Um case de economia circular, com uso racional da uva do Japão utilizada na estrutura e no encosto da peça. Os resíduos de sua produção são encaminhados para uma cooperativa de agricultura urbana que utiliza o substrato na produção de cogumelos e como compostagem em uma horta.

YVY Brasil, por Yvy Brasil e DDID

Yvy Brasil é um kit de limpeza composto por um recipiente-borrifador reutilizável e cápsulas de química verde concentrada. Desenvolvidos a partir de fontes naturais, os produtos do kit são eficazes, sustentáveis e contam com certificação da ABNT. Tem a missão de limpar sem petroquímicos.

Fazenda Urbana, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba

Uma fazenda sustentável, com composteiras, estufas e jardins de mel, onde a população tem acesso a conhecimento sobre segurança alimentar e nutrição. Ela atua como uma escola de agricultura e nutrição de caráter prático e demonstrativo.

Fusion Wheel, por DXID

Uma solução simples, de baixo custo produtivo e funcional para que pessoas que usam cadeiras de rodas possam fortalecer os grupos musculares superiores em qualquer ambiente. O Fusion Wheel permite a prática de mais de 100 tipos de exercícios físicos.

Composteira Humi, por Morada da Floresta

A composteira Humi foi criada para facilitar a compostagem doméstica. É compacta, intuitiva e não produz odores. Criada a partir de material 100% reciclado, ela é capaz de compostar de 2 a 4 kg/dia de resíduos orgânicos.

Lampe, por Bruno Furlan, Gabriel Amorim, Isabela Priante, Isabela Rodriguez, João Andrade, Matheus Gerard e Thiago Murakami

Um projeto de design de embalagens que rompe os limites de leitura, tornando embalagens de café e leite mais inclusivas. Essa é a proposta da “Lampe: Matinais Inclusivos”.  Com QR code, relevos e braille, as embalagens garantem que o momento do café da manhã seja de maior independência para pessoas com deficiência visual.

Solo Embalagens, por Mateus Viana, Ana Clara Nunes e Yago Bunim

A folha seca da palmeira — resíduo abundante da agricultura brasileira — é o único material utilizado para a criação desta embalagem biodegradável e compostável, uma solução ecológica e viável.

Hilab - Teste laboratorial remoto, por Hilab

Para acessibilizar a saúde, o Hilab realiza uma série de exames — incluindo Covid, teste de gravidez e dengue — com apenas uma gota de sangue, e com resultados em apenas 20 minutos. Este projeto  já levou sua tecnologia até mesmo a locais remotos, como às aldeias indígenas Kayapó.

Jubarte, por Chelles & Hayashi Design

O projeto Jubarte visa, por meio de um drone criado para operar em mar aberto, coletar partículas de plástico que, além de causar poluição, também matam animais marinhos. Neste projeto, a criação de produtos a partir do plástico removido do oceano se torna também fonte de renda extra para comunidades de pescadores.

Sustentare, por Isabela Matos Passarini

O projeto Sustentare emprega o ecodesign e o design circular para realizar o reaproveitamento dos resíduos de um produto bem brasileiro: a castanha do Brasil. Assim, surge um biomaterial de baixo custo energético de produção, voltado para fabricação dos mais variados objetos.

OHC - Análise respiratória em casa, por Lucas Couto

OHC é um medical device domiciliar que realiza a análise da respiração do paciente, indicando estágios primários de câncer, doenças do fígado, problemas respiratórios e situação do metabolismo. Seu design pouco lembra a estética dos dispositivos médicos, removendo o estigma de equipamentos médicos.

Linha Escora, por Estúdio OBJ + Um Mundo

A sustentabilidade está no DNA da Linha Escora, uma linha de móveis modulares desmontáveis, compostos por acessórios produzidos a partir da reutilização de resíduos. A inspiração veio da releitura dos andaimes, e os móveis são montados apenas por encaixes, sem ferramentas ou parafusos.

Estojo de maquiagem inclusivo, por Tabita Costa Knaack

O produto conta com informativos em Braille e QR Code para trazer mais qualidade de vida e autonomia para pessoas cegas ou com deficiência visual no momento da maquiagem.

Bonafont Naked, por Danone Águas, Bendito Design e Estratégia

Plástico PET reciclado — e só. A garrafa Naked Bonafont é a primeira garrafa 100% sem rótulo de Bonafont feita totalmente de plástico PET reciclado proveniente dos próprios galões da marca, transformando e completando seu ciclo sustentável.

Hexycle, por Estúdio Marte

Padrões tradicionais colapsáveis de origami foram a base para a solução de design do sistema Hexycle, uma embalagem multifuncional para o transporte, armazenagem e descarte adequado de bens de consumo. O Hexycle leva em sua composição papel 100% reciclado, cola biodegradável e tintas e ceras orgânicas.

Tênis Sosi Ecoar, por Piccadilly Company

Cada par de tênis So.Si Ecoar é feito com 3,5 garrafas PET recicladas, palmilha sustentável e sem origem animal, além de resíduos recuperados da indústria têxtil. O calçado também privilegia o design e o conforto, e é muito prático de calçar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!